Topo

Acusado de forjar ataque de ódio, ator Jussie Smollett responderá por 16 crimes

Jussie Smollett deixa prisão em Chicago após pagar fiança - Nuccio DiNuzzo/Getty Images
Jussie Smollett deixa prisão em Chicago após pagar fiança Imagem: Nuccio DiNuzzo/Getty Images

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

08/03/2019 19h52

Indiciado por maquinar um falso crime de ódio nos Estados Unidos, o ator americano Jussie Smollet, da série "Empire", responderá por 16 crimes ante a um júri popular, publicou a imprensa americana.

Na lei dos Estados Unidos, é comum suspeitos serem enquadrados em vários artigos de lei de uma vez só, e Smollett já havia sido sido processado anteriormente, o que abre a possibilidade de uma pena de três anos de detenção.

Inicialmente, o ator denunciou à polícia de Chicago uma agressão, que teria ocorrido às 2 da manhã do dia 29 de janeiro, quando dois homens, supostamente apoiadores do presidente Donald Trump, o abordaram gritando insultos racistas e homofóbicos. Segundo a denúncia, a dupla chegou a imobilizá-lo lançando-o pelo pescoço.

Mais tarde, investigadores divulgaram que, na verdade, Smollett havia contratado por US$ 3.500 dois homens para encenar o ataque. O escândalo foi um duro golpe na reputação do ator, que acabou demitido da série "Empire". Desde o início ele nega a orquestração do ataque.

Jussie Smollett foi preso no dia 21 de fevereiro e liberado em seguida após pagar uma fiança de US$ 100 mil e entregar seu passaporte à polícia. Ele chegou a retornar ao set da série, onde, segundo o site TMZ, colegas pediram que ele deixasse a produção.