Topo

Ator de "Empire" é acusado pela Justiça de apresentar falso relatório policial

O ator Jussie Smollett em cena de "Empire" - Reprodução
O ator Jussie Smollett em cena de "Empire" Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

20/02/2019 22h12

Resumo da notícia

  • Jussie Smollett foi acusado oficialmente pelas autoridades por um crime
  • O ator relatou em janeiro que tinha sido alvo de um ataque homofóbico
  • Investigadores começaram a suspeitar na semana passada que o ataque tinha sido forjado
  • A polícia acredita que o ator ainda forjou uma suposta ameaça entregue a ele

Jussie Smollett foi acusado formalmente pelas autoridades de Chicago de apresentar um falso relatório policial, o que é considerado crime. Horas antes da decisão da Justiça norte-americana, o ator de "Empire" tinha virado suspeito da polícia pelo suposto ataque homofóbico que ele sofreu em janeiro.

"Queixas criminais foram aprovadas contra Jussie Smollett por conduta desordeira / apresentação de um falso relatório policial. Os investigadores entrarão em contato com sua equipe jurídica para negociar uma rendição pela sua prisão", disse o diretor de comunicações da polícia de Chicago, Anthony Guglielmi.

Os advogados do ator responderam que planejam uma "defesa agressiva". "Como qualquer outro cidadão, o Sr. Smollett utiliza da presunção de inocência, especialmente quando houve uma investigação como essa em que informações, tanto verdadeiras quanto falsas, foram repetidamente vazadas", disseram Todd Pugh e Victor Henderson. “Dadas estas circunstâncias, pretendemos conduzir uma investigação completa e montar uma defesa agressiva.”

Ameaça forjada

Nesta semana, o FBI e o serviço norte-americano de inspeção dos correios declararam que estavam investigando se uma ameaça que o ator recebera dias antes de ser supostamente atacado tinha sido enviada por ele mesmo. 

Quem deu mais detalhes foi a "CNN". Segundo a emissora, a polícia de Chicago confirmou que o ator recebeu uma carta sete dias antes de ser atacado por duas pessoas. O envelope, segundo as autoridades, incluía o termo "MAGA" (slogan da campanha de Donald Trump) escrito com letras vermelhas e um pó branco que as autoridades depois confirmaram ser de uma aspirina.

A "ABC News" ainda noticiou que os dois irmãos suspeitos, que foram investigados na semana passada, disseram que Smollett ficou chateado que a carta não ganhou a atenção necessária.

O caso

Smollett diz que foi abordado por dois homens durante a madrugada do dia 29 de janeiro, que o reconheceram da série e usaram ofensas racistas e homofóbicas para chamar sua atenção. Os criminosos teriam então agredido o ator, jogado alvejante sobre sua cabeça e amarrado uma corda ao redor do seu pescoço.

Após a denúncia feita pelo ator, rumores da imprensa local deram conta que a polícia de Chicago suspeitava da possibilidade de Smollett ter encenado o ataque. A instituição inicialmente negou os boatos e, pouco depois, apreendeu dois irmãos de nacionalidade nigeriana como suspeitos.

Mais tarde, no entanto, os irmãos foram liberados pela polícia, que deu declaração dizendo que os testemunhos dos suspeitos haviam causado "uma mudança drástica" na investigação, e que os investigadores gostariam de entrevistar Smollett mais uma vez.