Topo

Quer ver séries clássicas? Catálogo da Amazon Prime tem Seinfeld, House e The Office

Séries clássicas de TV podem ser vistas na Amazon Prime Video - Divulgação
Séries clássicas de TV podem ser vistas na Amazon Prime Video Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

12/01/2019 04h00

O serviço de streaming Amazon Prime Video está se firmando como o principal concorrente da Netflix no mundo, especialmente quando se trata de produções originais. Séries como "Transparent", "O Homem do Castelo Alto", "Deuses Americanos", "Maravilhosa Sra. Maisel" e "Electric Dreams" carregam qualidades mais do que suficientes para que o espectador decida assinar o serviço.

A cereja do bolo, no entanto, não está nessas novidades e, sim, nos clássicos. No último ano, a Amazon Prime Video adquiriu o direito de diversas séries antigas e disponibilizou em seu catálogo suas temporadas completas.

É o caso, por exemplo, de "The Office", que antes era exibida na Netflix e agora está na Amazon Prime Video. Outro exemplo emblemático é "Seinfeld". Seus direitos foram negociados exaustivamente por vários serviços de streaming, mas a vencedora foi mesmo a empresa de Jeff Bezos.

Mas a lista de séries clássicas que merecem ser revistas é extensa. A seguir, listamos os melhores títulos, em cartaz na Amazon Prime Video, capazes de balançar o coração de qualquer fã.

"Seinfeld" (9 temporadas)

Sinopse:
Conhecida como "a série sobre nada", "Seinfeld" foi uma das sitcoms de maior sucesso dos anos 90 e responsável por abrir as portas para o humor ácido e politicamente incorreto no gênero. A série narra o cotidiano do comediante de stand-up Jerry Seinfeld e como cria seu material com acontecimentos banais do cotidiano.

Por que assistir?
Fãs de séries como "Friends" e "Two and Half Men" podem ver o nascimento e consolidação do gênero da sitcoms que se proliferaram nos anos 90. A série também é responsável por popularizar o stand-up, que atualmente está vivendo um boom no Brasil.

Imagem do polêmico episódio "The Contest" de "Seinfeld" - Reprodução - Reprodução
Cena da série "Seinfeld"
Imagem: Reprodução

"The Office" (9 temporadas)

Sinopse:
A série é editada como se fosse um falso-documentário. No enredo, uma pequena empresa dos Estados Unidos está passando por dificuldades financeiras e aceita receber uma equipe de documentário que retrata o dia a dia dos funcionários.

Por que assistir?
Para rir de situações cotidianas do escritório: tem a festa da firma, o amigo oculto, os comportamentos inapropriados, os erros de gestão, as demissões, as brigas entre colegas, as fofocas e, claro, um chefe sem noção. Destaque para a hilária atuação de Steve Carell como o chefe Michael Scott e também para John Krasinski, que interpreta um cínico funcionário.

Steve Carell em cena de "The Office" - Reprodução - Reprodução
Steve Carell em cena de "The Office"
Imagem: Reprodução

"Parks and Recreations" (7 temporadas)

Sinopse:
No mesmo estilo de falso-documentário do "The Office", "Parks and Recreations" acompanha o dia a dia da repartição pública responsável pelos parques da pequena cidade de Pawnee. Tem o chefe que não quer trabalhar, a estagiária entediada e uma funcionária dedicada que esbarra nas burocracias municipais, além de todas as idiossincrasias que uma cidade pequena poderia ter.

Por que assistir?
Quem nunca se irritou com a burocracia e a ineficiência do serviço público? "Parks and Recreations" faz rir de situações absolutamente banais que todo mundo que já foi na prefeitura teve que lidar. O elenco é um caso a parte, com humoristas de primeira linha, como Amy Poehler, Nick Offerman, Adam Scott, Chris Pratt, Aziz Ansari e Rashida Jones.

Parks and Recreation - Reprodução - Reprodução
Chris Pratt em cena em "Parks and Recreations"
Imagem: Reprodução

"Two and a Half Man" (12 temporadas)

Sinopse:
Estrelada por Charlie Sheen e Jon Cryer, a sitcom mostra o cotidiano de dois irmãos e uma criança precoce. Charlie Harper é um solteirão em um paraíso, com casa na praia de Malibu, salário excelente para pouco trabalho e muito sucesso com a mulherada. John Cryer, por outro lado é o oposto. E é muito zoado por isso.

Por que assistir?
É a oportunidade de assistir Charlie Sheen no auge da fama, com um timing perfeito para a comédia. Porém, por causa de problemas pessoais, Sheen foi afastado no final da 8ª temporada. A série, no entanto, manteve a audiência (e o humor) com a entrada de Ashton Kutcher em seu lugar.

Cena da série "Two and a Half Men" - Divulgação - Divulgação
Cena da série "Two and a Half Men"
Imagem: Divulgação

"Um Maluco no Pedaço" (6 temporadas)

Sinopse:
Com bom humor, a série mostra os problemas raciais e os conflitos de valores que a sociedade americana enfrenta até hoje ao colocar um jovem desajustado da Filadélfia para morar com os tios ricaços em Bel Air, na Califórnia.

Por que assistir?
Porque é a sitcom que revelou Will Smith e, de quebra, ainda conta com as participações de humoristas como Alfonso Ribeiro e James Avery. Nos anos 2000, "Um Maluco no Pedaço" foi exibida pelo SBT e chegou a rivalizar em audiência e número de fãs com o "Chaves".

"Um Maluco no Pedaço" - Divulgação - Divulgação
Cena da série "Um Maluco no Pedaço"
Imagem: Divulgação

"House" (8 temporadas)

Sinopse:
O Dr. Gregory House é um brilhante médico capaz de diagnosticar as doenças mais difíceis. House, no entanto, é impaciente, mal-humorado e viciado em analgésicos para uma dor constante que sente na perna.

Por que assistir?
Quem gosta de séries ambientadas em hospitais, "House" é um prato cheio. Todas as doenças diagnosticadas pelo médico existem de verdade e cada episódio contou com assessoria de uma equipe especializada na produção do roteiro. House acredita que as pessoas nunca revelam completamente seus sintomas, o que prejudicaria seus diagnósticos. Por isso, em cada episódio, o médico usa de métodos para lá de inusitados para descobrir se seus pacientes estão mentindo.

Hugh Laurie em cena na série "Dr. House" - Divulgação - Divulgação
Hugh Laurie em cena na série "Dr. House"
Imagem: Divulgação

"Heroes" (4 temporadas)

Sinopse:
Subitamente, pessoas normais (como um professor de genética, um enfermeiro ou uma mãe solteira) ganham poderes sobre-humanos e têm de lidar com eles no dia a dia. Ao mesmo tempo, eles descobrem que podem usar suas habilidades para salvar e proteger as pessoas.

Por que assistir?
A série fez bastante sucesso no Brasil quando foi exibida em 2007 nos canais pagos Universal Channel e SciFi e, posteriormente, na TV aberta, pela Record. Com uma narrativa de história em quadrinhos, o programa conseguiu atrair audiências que, até então, não se interessavam por séries de super-heróis.

Cena da série "Heroes" - Divulgação - Divulgação
Cena da série "Heroes"
Imagem: Divulgação

"Smallville" (10 temporadas)

Sinopse:
Conta a história de Clark Kent adolescente descobrindo seus poderes na cidade de Smallville, no Kansas. Vilões como Lex Luthor e Zod estão presentes na trama, bem como os amigos Lois Lane e Jimmy Olsen.

Por que assistir?
Responsável por revelar o ator Tom Welling, "Smalville" tem uma narrativa semelhante às tradicionais séries adolescentes americanas. O programa conquistou um público que talvez não se interessaria pelo Superman de outra forma e ajudou a formar toda uma nova geração de fãs do herói.

Smallville - Divulgação - Divulgação
Cena da série "Smallville"
Imagem: Divulgação