Topo

Alfonso Ribeiro processa games "Fortnite" e "NBA 2K" por usarem dança do Carlton

O ator Alfonso Ribeiro Como Carlton Banks - Reprodução
O ator Alfonso Ribeiro Como Carlton Banks Imagem: Reprodução

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

17/12/2018 18h56

O ator Alfonso Ribeiro, famoso como o engomado Carlton Banks de "Um Maluco no Pedaço", está processando a desenvolvedora Epic Games por se apropriar indevidamente da dança do personagem no popular game "Fortnite". O ator também está processando a 2K Games, criadora do jogo "NBA 2K", pelo mesmo motivo.

Segundo documentos obtidos pelo site TMZ, Ribeiro afirma que o jogo "Fortnite"  adicionou uma nova dança, que seus personagens podem executar, chamada "Fresh Emote", lançada no dia 2 de janeiro de 2018.

Os movimentos seriam uma mera cópia dos passos desenvolvidos por ele, com direito a uma música de fundo que adapta o instrumental de "It's Not Unusual", do cantor Tom Jones, que é dançada por Carlton nos episódios.

Atualmente, o Alfonso Ribeiro reivindica na Justiça os direitos autorais sobre sua famosa dancinha, muito querida pelos fãs da série, que fez sucesso no Brasil nos anos 2000 exibida pelo SBT.

Veja abaixo e compare.

O processo de Alfonso Ribeiro é praticamente idêntico ao movido pelo rapper 2 Milly no início deste mês contra a desenvolvedora do game, que também teria copiado seus movimentos na dança "Milly Rock".

"É amplamente reconhecido que a imagem e propriedade intelectual de Ribeiro foram indevidamente usadas pela Epic Games no videogame mais popular atualmente no mundo, o 'Fortnite'", disse ao TMZ o advogado de Ribeiro, David Hecht.

"A Epic teve lucros recorde de conteúdo pelo download do jogo. No entanto, ela não conseguiu compensar ou mesmo pedir permissão para Alfonso Ribeiro." Procurada pelo TMZ, a desenvolvedora afirmou que não vai se pronunciar sobre o caso.