Topo

Katy Perry em SP tem presença relâmpago de Gretchen e gritos: "Fora, Temer"

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

17/03/2018 23h43

De volta a São Paulo, Katy Perry entregou neste sábado (17) tudo o que o público esperava. Cenografia e figurinos impressionantes, hits dos álbuns anteriores, memes, fã no palco e uma convidada para lá de especial: Gretchen! Com participação já anunciada, a brasileira fez uma presença relâmpago, mas marcante quase no final do show da cantora pop americana, que a descobriu na internet.

Se a participação de Gretchen não foi surpresa, outro elemento tomou o lugar do inesperado. Gritos de "Fora, Temer" em um show de pop com plateia quase dominada por crianças e adolescentes. Culpa dos trintões que acompanham a cantora desde seu estouro, em 2008, e também fizeram coro entre um hit pop e outro.

O "Left Shark", tubarão que virou meme no show de Katy Perry no Super Bowl e ganhou espaço cativo nas apresentações da cantora também apareceu e teve até mais tempo no palco que Gretchen.

Leia também:

Com perdoáveis 15 minutos de atraso, Katy ainda fez questão de presentear os fãs de São Paulo - "o maior show da minha turnê até agora" - com a balada  "Unconditionally", que não tinha sido tocada em nenhuma das apresentações na América Latina. Ela tem um carinho especial pela cidade que em 2011 a recebeu com muito amor momentos depois que o namorado tinha terminado com ela por telefone. Katy segurou a barra, subiu no palco para cantar e ouviu gritos de "Katy eu te amo", que a fizeram chorar.  Desde então, a cantora tem um carinho especial por seus fãs brasileiros. O momento histórico ficou registrado em sua cinebiografia "Part of Me", lançada em 2012.

Rainha do Bumbum

Gretchen fez uma participação rápida, mas muito aguardada pelo público que veio ao show de São Paulo. A rainha do bumbum participou de "Swish Swish", a mesma música que ela gravou o lyric video. A cantora brasileira só apareceu aos 2 minutos e 15 da música, quando Katy foi com seus bailarinos para a plataforma que invadia a pista Premium até a metade. Visivelmente emocionada e usando um vestido vermelho de paetês, Gretchen subiu e abraçou a cantora. Em seguida as duas dançaram juntas freneticamente enquanto o público se empurrava e gritava para a musa americana e a brasileira.

Para ter a oportunidade de se apresentar em um Allianz Parque lotado ao lado de uma estrela internacional, Gretchen perdeu até o casamento do filho Thammy, que trocou alianças com a mulher nesta sexta-feira (16) em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Mas valeu a pena. O nome de Gretchen era ouvido desde o começo do show. Quando as luzes se apagaram, ainda no começo do show, o nome da brasileira foi ouvido antes mesmo que o de Katy. Com um set que costuma se repetir, o público já sabia o momento de "Swish Swish", já perto do final do show, e voltou a gritar por Gretchen antes mesmo do primeiro acorde da música.

Fã no palco e "Fora, Temer"

Como em todas as outras passagens de Katy Perry pelo Brasil, um fã sortudo foi escolhido para subir no palco e servir de tradutor para a cantora conversar com os brasileiros. Vitória, fã de São Paulo, foi a escolhida. Ela bebeu água da mesma garrafa de Katy, tirou selfie com a cantora e, com um inglês perfeito, traduziu também as mensagens que o público queria passar para a cantora. Uma delas foi o "Fora, Temer". "Eles querem tirar o presidente", explicou a menina. A cantora pediu então silêncio e deu seu recado: "A primeira coisa que vocês tem que fazer é olhar para si mesmos. A mudança começa com vocês. E tudo o que precisamos é amor."

Arriscando várias palavras em português, Katy voltou a falar que seu bisavô é de Açores, em Portugal, e por isso ela sabe um pouco do idioma. "Eu sou um pouquinho portuguesa", disse.

Zoeira desde a abertura

No show de abertura, Bebe Rexha cantou para um Allianz Parque praticamente já lotado. Ela é dona do hit "I Got You", que ganhou uma versão brasileira da Banda A Favorita chamada "Só Da Tu".

Ligadissímos em internet, os fãs de Katy Perry gritaram "só dá tu" já na primeira oportunidade de silêncio entre um hit pop e outro do show que durou 40 minutos. A cantora, então, tranquilizou. "Calma, gente, já canto Só Da Tu", disse, falando o nome da música em português. "Só Dá Tu" ferve principalmente no Nordeste, região que não recebeu shows da turnê. "Bebe, my heart só dá tu", dizia um cartaz mostrado no telão.

A música, claro, encerrou o show. "This song is called 'Só Da Tu'", anunciou a americana misturando inglês e português. O estádio pirou junto com a cantora, que nunca tinha se apresentado antes no Brasil e mostrou que sabe agradar cantando todos os refrões da música com a frase em português.

Katy encerra sua passagem pelo Brasil neste domingo (18) com um show na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro