Topo

Grandmaster Flash e Anne-Sophie Mutter ganham "Nobel da música" na Suécia

Grandmaster Flash, pioneiro do hip hop, e a violonista Anne-Sophie Mutter  - Divulgação/Montagem
Grandmaster Flash, pioneiro do hip hop, e a violonista Anne-Sophie Mutter Imagem: Divulgação/Montagem

De Copenhague (Dinamarca)

13/02/2019 09h57

A virtuosa violinista alemã Anne-Sophie Mutter, o pioneiro do hip-hop Grandmaster Flash e a fundação Playing For Change foram agraciados nesta quarta-feira em Estocolmo, na Suécia, com o Polar Music Prize, prêmio criado pelo antigo produtor do ABBA, Stig Andersson, e considerado o "Nobel da música".

A violinista alemã é "um fenômeno musical" que durante mais de 40 anos "emocionou" audiências de todo o mundo com "seu virtuosismo e sua assombrosa clareza", tanto na interpretação de compositores tradicionais como modernos, diz o comunicado com a decisão que a agraciou com o prêmio.

O júri destacou sua paixão e sua coragem como música, assim como "seu compromisso com a justiça" através de sua colaboração com vários projetos beneficentes e suas duas organizações para apoiar futuras gerações de músicos.

Considerado um dos pioneiros "do hip-hop", o gênero que vem sendo a "força dominante" da música popular do século 21, Joseph Saddler --conhecido como Grandmaster Flash-- criou "uma nova forma de fazer música".

"Grandmaster Flash é um cientista e um virtuoso que demonstrou que toca-discos e equipamentos de mixagem podem ser instrumentos musicais", diz o texto que justifica o prêmio, que tem três ganhadores pela primeira vez este ano.

Já a fundação Playing For Change foi criada em 2007 para inspirar, promover uma mudança "positiva" e levar a paz através da música, "proporcionando educação musical e artística a crianças desfavorecidas de todo o mundo", segundo a nota.

A fundação ligada ao movimento de mesmo nome, que foi formado cinco anos antes por Mark Johnson e Whitney Kroenke, se transformou em um projeto global com 15 programas pelos quais passaram mais de 15 mil crianças, mostrando assim como a música "pode ser usada para inspirar e construir pontes entre as pessoas".

Os três agraciados receberão o prêmio, dotado com 1 milhão de coroas suecas (cerca de R$ 400 mil) para cada um, das mãos do rei Carlos 16º Gustavo da Suécia em 11 de junho em cerimônia na sala de espetáculos Konserthus em Estocolmo.

Na última edição do Polar Music Prize os agraciados foram a banda de thrash metal americana Metallica e o Instituto Nacional de Música do Afeganistão.

Desde que começou a ser outorgado em 1992, o prêmio já foi concedido para grandes nomes da música, entre eles B.B. King, Keith Jarrett, Bob Dylan, Ray Charles, Elton John, Bruce Springsteen, Stevie Wonder, Pink Floyd, Dizzy Gillespie, Gilberto Gil, Ennio Morricone e Björk.