Topo

Coluna

Adriana de Barros


Mariana Aydar lança primeiro álbum de forró dividido em quatro EPs

Divulgação
Mariana Aydar prepara quatro EPs pela Natura Musical Imagem: Divulgação
Adriana de Barros

Adriana trabalha no UOL desde 2000, passou pelas rádios Mix FM, 97Rock e pela gravadora Sony Music.

2019-04-03T04:00:00

03/04/2019 04h00

O EP "Veia Nordestina I", da cantora e compositora Mariana Aydar, chega às principais plataformas de música depois de amanhã. É a primeira parte do projeto de forró de Mariana, que sai pela Natura Musical.

Durante o ano, as músicas serão lançadas em quatro levas, que resultarão em um álbum e um minidocumentário de quatro episódios.

"O forró pra mim é um modo de vida. Minha primeira banda profissional foi de forró, meus primeiros vinis, meu primeiro beijo, minha filha é fruto do forró e agora, finalmente, nasce o meu primeiro disco de forró, um forró feito do meu jeito", diz Mariana.

A coluna mostra com exclusividade a capa do disco e o faixa a faixa de "Se Pendura", composição de Duani --produtor musical, parceiro de Mano Brown e pai da filha de Mariana.

Divulgação
Capa do EP "Veia Nordestina", de Mariana Aydar Imagem: Divulgação
A música ressalta o empoderamento da mulher numa mistura de pagodão com xote, repleta de referências aos Carnavais de Salvador. O primeiro volume traz ainda a faixa-título composta por Mariana em parceria com a caruaruense Isabela Moraes e termina com "Forró do ET", que combina elementos do galope, frevo, axé e kuduro, também de autoria de Mariana e participação de Elba Ramalho

Os próximos EPs, também com três faixas cada um, chegam em maio e julho. O último, que completa o álbum, vem em outubro. Todos têm produção musical de Marcio Arantes.

O minidocumentário, dividido em quatro episódios, é dirigido por Dellani Lima e Joaquim Castro, parceiro de Mariana na direção do documentário Dominguinhos (2014), baseado em quatro temas que rodeiam a história da cantora com o forró.

O primeiro episódio estreia em maio e aborda a chegada do forró a São Paulo e a chegada de Mariana ao forró. Os próximos três episódios, que estreiam no canal do YouTube da artista, serão lançados ao longo de 2019 em junho, agosto e novembro.

"Os temas deste projeto são muito de dentro do meu sertão, todo mundo tem o seu próprio sertão: suas tristezas, seus lamentos, suas questões. Onde quer que a gente esteja, não importa a região do Brasil e do mundo, a gente se encontra nesse sertão de dentro", conclui Mariana.

No vídeo abaixo, Mariana Aydar e Duani falam do projeto e comentam a faixa