PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Adriana de Barros


Mariana Aydar lança primeiro álbum de forró dividido em quatro EPs

Mariana Aydar prepara quatro EPs pela Natura Musical - Divulgação
Mariana Aydar prepara quatro EPs pela Natura Musical Imagem: Divulgação
Adriana de Barros

Colunista de Música do UOL, onde atuou 20 anos na área de Entretenimento, com coordenação de coberturas em grandes festivais e do Carnaval. É curadora do edital 2020 Natura Musical e integrou o Superjúri 2019 do Prêmio Multishow. Eleita uma das cinco melhores jornalistas musicais do Brasil pelo WME Awards by Music2. Apresentadora do podcast Fala Zé na rádio Energia 97 ao lado de Zé Antônio Constantino e Hélio Cosmo Leite.

03/04/2019 04h00

O EP "Veia Nordestina I", da cantora e compositora Mariana Aydar, chega às principais plataformas de música depois de amanhã. É a primeira parte do projeto de forró de Mariana, que sai pela Natura Musical.

Durante o ano, as músicas serão lançadas em quatro levas, que resultarão em um álbum e um minidocumentário de quatro episódios.

"O forró pra mim é um modo de vida. Minha primeira banda profissional foi de forró, meus primeiros vinis, meu primeiro beijo, minha filha é fruto do forró e agora, finalmente, nasce o meu primeiro disco de forró, um forró feito do meu jeito", diz Mariana.

A coluna mostra com exclusividade a capa do disco e o faixa a faixa de "Se Pendura", composição de Duani --produtor musical, parceiro de Mano Brown e pai da filha de Mariana.

Capa do EP "Veia Nordestina", de Mariana Aydar - Divulgação
Capa do EP "Veia Nordestina", de Mariana Aydar
Imagem: Divulgação
A música ressalta o empoderamento da mulher numa mistura de pagodão com xote, repleta de referências aos Carnavais de Salvador. O primeiro volume traz ainda a faixa-título composta por Mariana em parceria com a caruaruense Isabela Moraes e termina com "Forró do ET", que combina elementos do galope, frevo, axé e kuduro, também de autoria de Mariana e participação de Elba Ramalho

Os próximos EPs, também com três faixas cada um, chegam em maio e julho. O último, que completa o álbum, vem em outubro. Todos têm produção musical de Marcio Arantes.

O minidocumentário, dividido em quatro episódios, é dirigido por Dellani Lima e Joaquim Castro, parceiro de Mariana na direção do documentário Dominguinhos (2014), baseado em quatro temas que rodeiam a história da cantora com o forró.

O primeiro episódio estreia em maio e aborda a chegada do forró a São Paulo e a chegada de Mariana ao forró. Os próximos três episódios, que estreiam no canal do YouTube da artista, serão lançados ao longo de 2019 em junho, agosto e novembro.

"Os temas deste projeto são muito de dentro do meu sertão, todo mundo tem o seu próprio sertão: suas tristezas, seus lamentos, suas questões. Onde quer que a gente esteja, não importa a região do Brasil e do mundo, a gente se encontra nesse sertão de dentro", conclui Mariana.

No vídeo abaixo, Mariana Aydar e Duani falam do projeto e comentam a faixa

Adriana de Barros