Topo

Por que Carla, Lu, Nadia, Polo e Valerio estão se despedindo de 'Elite'?

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

20/05/2020 04h00

Já não bastasse todo o nosso sofrimento nesta quarentena, a Netflix divulgou ontem um vídeo confirmando a saída de parte do elenco de "Elite". Carla (Ester Expósito), Lu (Danna Paola), Nadia (Mina El Hammani), Polo (Álvaro Rico) e Valerio (Jorge López) deixaram definitivamente a série. Ainda não há data oficial de estreia para a quarta temporada, mas nossa tristeza já começou.

Em clima de despedida, os atores aparecem nos bastidores dando adeus aos amigos após o fim das filmagens e falam da importância de seus papéis. A atriz Ester Expósito chega a secar as lágrimas ao dar um depoimento sobre sua Carla, uma das principais personagens de "Elite" e figura essencial no desenrolar da trama desde a primeira temporada.

Mas quais são os motivos que levaram ao corte de nomes tão importantes de "Elite"? Vale lembrar que o elenco principal concluiu o Ensino Médio na terceira e última temporada e, portanto, seria natural a despedida de alguns deles. A trajetória dos personagens na série pode nos ajudar a entender por que eles estão dando adeus.

Carla

Ester Expósito - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Ester Expósito, a Carla de 'Elite'
Imagem: Reprodução/Instagram

A patricinha do colégio Las Encinas parecia só mais uma menina mimada no início da série. Mas não demorou para que Carla revelasse a sua verdadeira face e poder. Inteligente e perspicaz, ela conseguiu exercer sua influência sobre os amigos e família sempre pensando no bem-estar daqueles que estavam mais próximos.

Sua faceta mais vulnerável só veio à tona na última temporada, quando ela rompeu de vez com a família e foi estudar no exterior após um último ano conturbado no colégio. Ao abrir mão dos negócios da família e se mudar da Espanha, Carla encerrou de vez sua passagem por "Elite".

Lu

Danna Paola - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Danna Paola, a Lu de 'Elite'
Imagem: Reprodução/Instagram

Ora um alívio cômico, ora uma vilã, a mexicana Danna Paola emprestou todo o seu talento desenvolvido em novelas para a destemida Lucrecia. A menina rica que acabou deserdada na última temporada teve uma das histórias mais movimentadas. Namorou o menino mais disputado do colégio, desprezou os bolsistas, reencontrou o irmão distante, enfrentou a família com incesto e, por fim, se viu isolada e autora de um crime que não tinha intenção nenhuma de cometer.

Foi perdoada por todos os amigos em uma das cenas mais bonitas de toda a série, no final da terceira temporada, e acabou dividindo a bolsa de estudos com Nadia, sua antiga rival. Em sua despedida, quando vai morar em Nova York, ainda ganhou uma família postiça e completamente inusitada. Sem chances de voltar nem em flashbacks, Lu encerrou com muita dignidade e carinho do público sua participação em "Elite".

Nadia

Mina El Hammani - Manuel Fernandez-Valdes/Netflix - Manuel Fernandez-Valdes/Netflix
Mina El Hammani, a Nadia de 'Elite'
Imagem: Manuel Fernandez-Valdes/Netflix

A muçulmana que chegou a Las Encinas como bolsista aprendeu muito sobre a vida mundana com os novos colegas. E também ensinou muito sobre empatia e feminismo. Nadia deixa "Elite" pelo mesmo motivo que as outras personagens femininas. Ela foi fazer faculdade fora do país. Mas ficam as raízes já que seu irmão, Omar (Omar Ayuso), é um dos que continuam no elenco, assim como Guzmán (Miguel Bernardeau), namorado de Nadia.

A parte incompreensível da saída de Nadia é justamente por esses elos que permanecem. Além do irmão, o núcleo dela ainda tinha o pai e a mãe, donos de um mercadinho. Como Omar já saiu de casa e foi morar com Ander (Aron Piper), fica a dúvida se os pais de Nadia seguem como personagens secundários ou se vão embora da série como ela.

Polo

Alvaro Rico - Manuel Fernandez-Valdes/Netflix - Manuel Fernandez-Valdes/Netflix
Alvaro Rico, o Polo de 'Elite'
Imagem: Manuel Fernandez-Valdes/Netflix

Bem, esse era o mais óbvio adeus. Embora sua trajetória tenha sido importantíssima para o primeiro ciclo de "Elite", Polo morre na terceira temporada. Só faria sentido ele continuar na série se fosse em flashbacks. Mas se isso não rolou nem com Marina (Maria Pedraza), por que aconteceria com ele? Apesar da ausência física do ator, seu nome deve ser lembrado pela ex-namorada, Cayetana (Georgina Amorós), e caso a polícia resolva reabrir o inquérito de sua conturbada morte em uma boate.

Valerio

Jorge López - Manuel Fernandez-Valdes/Netflix - Manuel Fernandez-Valdes/Netflix
Jorge López, o Valerio de 'Elite'
Imagem: Manuel Fernandez-Valdes/Netflix

Entre os que deixam "Elite", Valerio é o único personagem que entrou depois no elenco. Parte do núcleo familiar de Lu, ele chegou causando na segunda temporada e conquistou muitos fãs com seu jeito rebelde. Causa surpresa sua despedida, já que apesar de todas as complicações do personagem, ele é designado por Carla para cuidar dos negócios da família dela. Resta esperar a quarta temporada para entender como os roteiristas vão explicar o sumiço de Valerio.