Topo

"NOS4A2": Série assustadora tem tudo para ser seu novo vício no terror

Pôster de "NOS4A2" - Divulgação
Pôster de "NOS4A2"
Imagem: Divulgação

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

03/06/2019 04h00

O primeiro episódio da série "NOS4A2" (lê-se "Nosferatu") estreia hoje na AMC, às 22h30, com a expectativa de ser a nova queridinha dos fãs de terror. Encabeçada por Zachary Quinto ("Heroes" e "Star Trek"), a produção apresenta uma criatura que se alimenta da alma de crianças abandonadas. Mas a história vai muito além do que um simples conto vampiresco.

Charlie Manx é um ser obscuro e fascinante que sequestra crianças e as leva para um lugar de "paz e tranquilidade", como ele próprio define. A primeira aparição do protagonista mostra ele fraco, com 135 anos, precisando se alimentar. A cena sombria carrega o mistério que se estende pelo primeiro episódio inteiro e atiça a curiosidade do espectador: como será possível derrotar este vampiro?

O grande acerto de "NOS4A2" é colocar a carismática Vic McQueen (papel de Ashleigh Cummings) como a heroína da trama. Não, isso não é spoiler. É óbvio que a adolescente que enfrenta problemas familiares e ainda não se ajustou na escola será a responsável por enfrentar o antagonista, mas o que importa aqui são as pistas e não o resultado final.

"Charlie se aproveita da vulnerabilidade das crianças que são negligenciadas, abusadas ou abandonadas. E Vic representa algo totalmente diferente. Com ela vem esse poder que ela descobre no primeiro episódio e percebe que é a única pessoa que pode parar a criatura", explicou Quinto durante passagem pelo Brasil para divulgar a série.

"Eu não acho que ele a vê da mesma maneira como vê as outras crianças. Ele se sente ameaçado por ela, porque ela é a única pessoa que pode enfrentá-lo. E acho que, aos poucos, ele começa a ficar intrigado e fascinado pela Vic", completou.

Trailer legendado de "NOS4A2"

UOL Entretenimento

Um mundo criado pelo filho do mestre

"NOS4A2" é baseado no livro homônimo escrito por Joe Hill, filho do mestre do horror e da fantasia Stephen King, e carrega o universo místico apresentado na obra original. Claro que o foco é em Charlie e em sua transformação de uma figura centenária para um quarentão charmoso e enigmático. Ao mesmo tempo, a cidade fictícia onde se passa a trama carrega mais mistérios do que o vampiro que dá nome à série.

Há personagens, lugares e situações que parecem ter saído de um livro de King, prova de que o filho soube aproveitar a influência do pai: uma jovem que lê o futuro através de peças de Scrabble, um policial desconfiado que investiga o desaparecimento de uma das crianças, uma família disfuncional com uma mãe que é agredida pelo marido e uma ponte fantasma.

Bom, por falar na ponte, ela é um portal que Vic descobre e que ela jura que existe -- porém, todos sabem que a construção foi demolida há 20 anos. Este é o primeiro mistério que entra na cabeça da garota e faz ela perceber que pode não ser tão comum quanto costuma se julgar. E o deslumbre inicial vira praticamente uma doença para tentar descobrir o que tem do outro lado da ponte.

Um vampiro assustador

Zachary Quinto revelou que ficou até quatro horas na sala de maquiagem para se transformar nas diversas facetas de Charlie. E sua aparição inicial é perturbadora. A ambientação da série favorece o protagonista, seja pelos tons mais escuros, a trilha sonora delicada que não pretende pregar peças e os mistérios que cercam a cidade e o personagem.

"Quando eu crio um personagem, eu não tenho costume de me apoiar em outro material interpretativo do que um vampiro pode ser. Não acho útil", declarou o ator, reiterando o ineditismo da série. "Acredito que seja mais válido eu absorver minha experiência e meu processo criativo, e a maquiagem foi uma grande parte do processo."

O ator norte-americano trabalhou gestos e posturas para encarnar um vampiro de 135 anos. Não apenas isso, ele arriscou diversos tipos de vozes e regravou cenas quando ficou incomodado com sua interpretação. O pacote completo de Charlie Manx é uma entidade misteriosa, charmosa e tenebrosa que visita crianças negligenciadas para se alimentar.

A primeira temporada de "NOS4A2" percorre menos da metade do livro original de Joe Hill, ou seja, tem mais história para contar em episódios futuros. A série acaba se diferenciados de outras do gênero pela produção caprichada, enredo criativo e protagonistas opostos que parecem se complementar -- a ideia do eles se odeiam e se admiram.

Fica agora a dúvida como Vic vai conseguir destruir Charlie e se "NOS4A2" vai conseguir sobreviver com mais temporadas.

A transformação de Zachary Quinto em "NOS4A2"

UOL Entretenimento