De repente, 18

Debochada, expressiva e engajada, Maisa Silva cresceu na TV e hoje influencia uma geração como 'fada sensata'

Daniel Palomares, Felipe Pinheiro e Guilherme Machado Do UOL, em São Paulo Arte UOL

De pequena gênia a "fada sensata". Maisa Silva, a Maisa, ou simplesmente +a ("mais" + "a" = maisa), chega aos 18 anos com a bagagem de quem está na TV desde os 3. Da menina de cachinhos à porta-voz de sua geração, a atriz e apresentadora cresceu, apareceu, ganhou a confiança de Silvio Santos para ter um programa para chamar de seu e extrapolou os limites da TV ao brilhar nas redes sociais.

A originalidade e a capacidade para se reinventar a levaram a espaços que nenhum marmanjo imaginaria que aquela garotinha sem filtro pudesse ocupar. Escalada para a sua primeira novela, o remake de "Carrossel", em 2012, provou que dava conta do recado. Depois vieram os filmes, onde atuou tanto interpretando papéis quanto dublando personagens. Hoje, comanda seu próprio programa e promete muito, muito mais. Neste especial, exaltamos esse ícone, que chega hoje à maioridade (em plena quarentena!).

Arte UOL

Talento que não cabe na caixinha

  • 'Carrossel'

    Maisa em sua primeira novela, 'Carrossel' (2012). Ela interpretava Valéria Ferreira, que tinha em comum com ela qualidades que lhe são peculiares, como a alegria e o jeito extrovertido. A atriz voltou a interpretar a personagem na série 'Patrulha Salvadora', em 2014, um spin-off da novelinha

    Imagem: Lourival Ribeiro/SBT
  • A estreia nos cinemas

    O sucesso de 'Carrossel' foi tanto que abriu as portas para Maisa fazer a sua estreia nos cinemas, em 2015. E ela atuou também na sequência, em 'Carrossel 2 - O Sumiço de Maria Joaquina' (2016)

    Imagem: TV UOL
  • 'Carinha de Anjo'

    Depois do sucesso em 'Carrossel' na TV e no cinema, Maisa foi escalada novamente para uma novela do SBT. Em 'Carinha de Anjo' (2016), ela viveu Juliana Almeida, a Juju. Ela até se envolveu com Zeca, personagem de Jean Paulo Campos, que deu vida o menino Cirilo na escola da professorinha Helena. A novela marcou o reencontro dos dois na ficção

    Imagem: Divulgação/SBT
  • 'Tudo por um Popstar'

    No filme de 2018, baseado no livro de mesmo nome da escritora Thalita Rebouças, Maisa interpretou uma personagem inédita na carreira. Ela era a protagonista Gabriela Diniz, a Gabi. Foi nesse filme que ela fez amizade com as atrizes Mel Maia e Klara Castanho, que também eram do elenco. O filme chegou a ficar em terceiro lugar nas bilheterias do país em sua primeira semana de exibição

    Imagem: Reprodução/Instagram/dtfilmes
  • 'Cinderela Pop'

    Maisa estrelou no ano passado o filme 'Cinderela Pop', em que teve a oportunidade de contracenar com Fernanda Paes Leme. No longa, ela viveu a romântica Cíntia Dorella.

    Imagem: Divulgação

Fada Sensata

Um dos ícones da geração Z, Maisa é, como eles mesmos dizem, uma "fada sensata". Para quem vive numa caverna e não entendeu nada, "fada sensata" é um termo usado para descrever alguém que demonstra compaixão e sensatez na hora de tratar de assuntos espinhosos e defender as causas em que acredita.

Em um levantamento realizado pelo Twitter e enviado ao UOL, dá para se ter uma ideia, pelas postagens da apresentadora, do que isso significa. A plataforma selecionou uma série de Tweets que considerou icônicos da apresentadora, que conta com mais de 8 milhões de seguidores nas redes. Um deles, por exemplo, no qual ela defende os direitos das mulheres, conta com mais de 12 mil curtidas.

Com isso, Maisa, claro, virou meme:

Nem mesmo o dono do SBT, Silvio Santos, escapou da surra de sensatez de Maisa. Em uma gravação do "Jogo dos Pontinhos", em janeiro de 2019, o apresentador perguntou o que significava "bicha". Maisa então respondeu que era um termo inapropriado e pejorativo para se referir a um homem homossexual.

A "jantada" cravou de vez o nome de Maisa no coração do público. Mas essa é uma luta que a apresentadora já vem travando há bastante tempo. Vira e mexe, vídeos e declarações de quando ela era bem novinha viralizam novamente.

É uma responsabilidade gigante para mim, tenho noção. Quando me deram esse título de influencer que fui parar para entender o significado da palavra 'influenciar'

Maisa Silva , em entrevista a Roberto Cabrini

Reprodução Instagram Maisa

Raul Gil: 'Maisa mostrou que não foi inventada'

Maisa apareceu pela primeira vez na TV no "Programa Raul Gil", na Record, em 2005, em um quadro de calouros. À época, a atração batia a Globo no Ibope no confronto com o "Caldeirão do Huck". A química entre Maisa e Raul, bem como o sucesso com o público, fizeram da pequena atração recorrente do programa até ganhar uma participação fixa. Foi quando despertou o interesse de Silvio Santos em comprar seu passe para o SBT.

Raul se impressionou com a pequena tagarela de cabelos cacheados, a quem descreve como "genial". Desde o primeiro encontro.

Foi a única criança que tirou o chapéu no meu programa. Uma criança de 3 anos tirando o chapéu é um negócio sério. Qualquer outra criança se atrapalharia e ela ficou tranquila

Criador e criatura tiveram novamente suas trajetórias profissionais misturadas com a ida de Raul ao SBT, onde ele apresenta seu tradicional programa desde 2010. No SBT, Maisa se destacou no "Sábado Animado", "Programa Silvio Santos" e "Bom Dia & Cia". Hoje ela tem o seu próprio programa, que curiosamente vai ao ar aos sábados antes de Raul Gil. Procurado pelo UOL, o apresentador se emociona ao desejar um feliz aniversário para a pupila:

Maisa, parabéns pelo seu aniversário. Parece que foi ontem que você apareceu no 'Programa Raul Gil' e que começou a sua carreira. Você é digna desse sucesso. Ninguém forçou a barra. Muita saúde, amor, paz e continue com essa humildade que você sempre teve, mostrando a todos que você não foi inventada, mas que nasceu com esse talento

Fofo!

Eles também tiram o chapéu para Maisa

Reprodução/SBT

Silvia Abravanel: 'Maisa é como a filha que não gerei'

Maisa conquistou o seu espaço como apresentadora e a evolução da menina prodígio aconteceu em frente às câmeras. Sob a direção de Silvia Abravanel, Maisinha comandava as brincadeiras por telefone com os telespectadores mirins do "Bom Dia & Cia". Como o programa infantil era ao vivo, tudo podia acontecer. E acontecia.

A filha número quatro de Silvio Santos afirma que Maisa a ajudou a crescer como diretora pois ela se via nas situações mais inusitadas. Silvia brinca que não eram saias justas, mais saias do tamanho "ppp" —do tamanhinho de Maisa.

Ela era imprevisível, falava ali e pronto, sem papas na língua. Mas duas situações que me marcaram mais foram quando uma criança ligou do Acre e ela perguntou se o Acre existia no mapa. A outra foi que ela disse que tinha um escorpião na roleta e eu falava para ela girar a roleta que o escorpião sairia voando e ela rodou, correu e por fim era uma minúscula aranha!

Em entrevista ao UOL, Silvia se emociona ao falar sobre a trajetória de Maisa e conta o que Silvio viu naquela pirralha:

Ela seguiu meu pedido de 'mamãe ganso' quando foi fazer novela e cortamos o cordão umbilical para ela voar e voar por todos os cantos, pois ela já estava mais do que preparada. Meu pai apostou na Ma por esse jeito dela, tão espontâneo, tão verdadeiro, sem ensaios. Isso cativava a todos. Silvio gosta muito disso, de pessoas espontâneas

O carinho de Silvia Abravanel por Maisa é tanto que ela se vê como "mãe de coração" da jovem:

A Ma é como a filha que não gerei. Uma menina, hoje mulher, linda de viver, carinhosa, bondosa, verdadeira, simples, simpaticíssima. Um exemplo a ser seguido pelas jovens de hoje em dia, pois ela trilhou com muita dignidade, respeito, maturidade e inteligência seu próprio caminho. Eu amo Maisa Silva.

Maisa tem uma alma extremamente pura e cheia de propósito. Ela representa a sabedoria de pais que se dedicam aos filhos. É como uma irmã mais nova para mim, que me enche de orgulho o tempo todo! Acompanhando de perto ou de longe, o amor que tenho pela Ma é de família e com certeza eterno. Quero que ela cresça e brilhe cada dia mais e vá mais longe do que qualquer um já foi!

Priscilla Alcântara, Cantora

De menina prodígio a estrela do cinema

Relembre os momentos mais marcantes de Maisa nas telas

Dona da internet: 'Todxs amam Maisa'

Maisa já fazia sucesso na internet antes mesmo de criar seus próprios perfis nas redes sociais. As compilações de vídeos com seus melhores momentos apresentando o "Bom Dia e Cia" no SBT eram um manancial de memes lembrados até hoje. Como não amar a pérola "meu querido, eu sou cantora!".

Hoje, a atriz e apresentadora é acompanhada por quase 8 milhões de seguidores no Twitter, onde conversa e interage frequentemente com seus fãs. Ela ainda soma 32 milhões de "followers" no Instagram, plataforma na qual, em 2018, ela bateu o recorde de adolescente mais seguida no mundo (a marca foi batida pela cantora americana Billie Eilish, que tem uma audiência global). Ou seja, não é para qualquer uma.

Seja para espalhar mensagens positivas sobre o feminismo e outras causas ou mesmo para rir de si própria e divertir os seguidores, Maisa se tornou um dos nomes mais influentes no mundo digital brasileiro. "A influência dela pode ser medida em várias dimensões além dos milhões de seguidores. A principal delas é a conexão que tem com a audiência. Maisa é autêntica na maneira como se expõe e isso complementa a curiosidade natural que as pessoas têm pela artista", opina Rafa Lotto, Sócia e Head de Planejamento do YouPix.

Se na TV ela segue o roteiro (quer dizer, nem sempre, como pudemos perceber), nas redes sociais ela é todinha vida real. E é justamente essa pessoa sem script que engaja. A audiência se conecta com tudo o que a Maisa posta, seja um acontecimento banal, seus posicionamentos sempre pertinentes e empáticos, ou até mesmo os produtos que ela anuncia. Autenticidade vende, e os parceiros dela sabem disso.

"Maisa cresceu na internet, assim como sua audiência. Ao contrário dos artistas mais velhos, que são 'imigrantes' nas redes sociais, ela sempre esteve lá e essa por si só é uma vantagem dessa geração", pondera Rafa, que completa:

Eu diria que, se existe um segredo é a sensibilidade incrível que ela tem para usar suas redes sociais como espaço para uma conversa que as pessoas da sua geração gostam de ter e que as outras gerações gostam de admirar. Quem nunca vibrou com as respostas empoderadas da Maisa, tendo os mesmos 18 que ela ou os 40 como eu? TODXS AMAM Maisa

+ bela que a mensagem 'novos episódios disponíveis'. + inteligente que pessoas que pulam a abertura. + forte que a força do ódio de receber um spoiler. +a 18 anos. Maisa, dona e proprietária da minha vida, você está de parabéns, hoje e sempre. Feliz aniversário.

A Netflix (sim, é menina), que vai lançar um filme com a Maisa este ano

Quebrando barreiras

Em julho de 2019, rolou uma coisa inusitada (para não dizer impensável): Pedro Bial foi um dos convidados do "Programa da Maisa", dividindo o sofá de entrevistas com Rachel Sheherazade. Sim. Pedro Bial, da Globo, foi parar num programa do SBT. A situação é no incomum na televisão brasileira, já que as emissoras costumam ter regras estritas para impedir que seus artistas deem audiência a emissoras concorrentes.

Pois Maisa conseguiu ser a grande exceção a essa regra. A estrela do SBT também foi convidada do "Conversa com Bial", além de ter aparecido no "Encontro com Fátima Bernardes" e "Mais Você", mostrando que transita de boa entre os canais.

No programa de Ana Maria Braga, por exemplo, sua ida foi fruto de uma ação comercial. Ou seja, Maisa, um dos rostos mais marcantes do SBT, realizou um merchan na Globo, fazendo uma emissora concorrente da sua lucrar. Tem noção?

Isso tudo é mérito da popularidade de Maisa. Mas vale lembrar que nem sempre tudo foi tranquilo. Em uma entrevista a Leo Dias em maio de 2019, Maisa reclamou que a Globo estava dificultando a ida de famosos para seu programa.

Quando eles precisaram de mim eu fui lá com o maior amor, fui entrevistada pelo Bial, divulguei, e na hora que o convidei para o meu, por exemplo, não autorizaram

Tempos depois, a Globo liberou. No Rio ou em São Paulo, seja qual for o sobrenome dos donos: todos querem falar de Maisa, e pegar carona em seu sucesso.

'Talvez o SBT tenha ficado pequeno para Maisa'

Por Mauricio Stycer

Quem vai substituir Silvio Santos quando ele se afastar da televisão?

Nos últimos anos, ouvi essa pergunta incontáveis vezes. Por ter publicado, em 2018, um livro sobre o dono do SBT, dei muitas entrevistas e elaborei uma resposta sobre o assunto, que envolvia o nome de Maisa Silva:

"Silvio 'ameaça' se aposentar desde o início da década de 1970. Acho que ele não quer se aposentar e, se puder, jamais se afastará da televisão. Do ponto de vista dos negócios, me parece claro que ele já tomou várias providências para a sua sucessão (...). A questão que resta, e me parece insolúvel, é imaginar que alguém pode ocupar o lugar do Silvio em um auditório de televisão. Não há ninguém capaz de fazer isso. Mas, se eu tivesse que escalar um artista para ocupar a programação dominical do SBT no lugar do Silvio eu colocaria a Maisa Silva. Sou muito fã da inteligência e do raciocínio rápido da menina, assim como do seu jeito desembaraçado de lidar com questões variadas."

Minha análise foi muito influenciada, naquele momento, por um incidente ocorrido em junho de 2017. Então com 15 anos, Maísa participou do 'Jogo das Três Pistas' ao lado de Dudu Camargo, então com 19 anos. Silvio Santos fez várias provocações, estimulando o rapaz a se aproximar da menina.

Maisa protestou na hora: "Não estou aqui para arrumar namorado, eu estou aqui para participar do programa. Dá licença, Silvio, pelo amor de Deus. Isso é um ultraje, isso é constrangedor, você me submeter a uma situação dessa. Eu tô aqui para jogar o jogo".

A maturidade daquela menina de 15 anos me impressionou demais. (...) Comecei a pensar que não havia outra pessoa tão segura de si no SBT quanto Maisa, capaz de dizer a Silvio Santos coisas que ninguém tinha coragem.

(...) Mas não podia imaginar que o "Programa da Maisa" jogaria um balde de água fria nas minhas expectativas.

A jovem aceitou ser enquadrada pelo SBT em um formato conservador, fazendo entrevistas frouxas e promocionais, deixando de lado o que tem de melhor: inteligência, vivacidade e raciocínio rápido.

A Maisa que comandou o talk show em 2019 se tornou um genérico de apresentadora. Não perdi minha admiração, mas acho que ela precisa ir além e encontrar meios de mostrar os seus talentos na televisão. Talvez o SBT tenha ficado pequeno para Maisa.

Ler mais

Leia Mais

  • Sucesso intensivo

    Em tempos de pandemia, séries médicas reforçam sua relevância e mostram por que ainda repercutem tanto

    Leia mais
  • Fada do deboche

    Irônica na TV e 'lacradora' na web, Titi Müller se vê diante do maior desafio de sua vida: ser mãe

    Leia mais
  • Budista moderno

    Arnaldo Antunes se volta à política, alveja governo Bolsonaro e, ainda assim, mantém a aura "zen"

    Imagem: Marcus Steinmeyer/UOL
    Leia mais
  • Complô contra a América

    Criador de 'The Wire', David Simon estreia minissérie baseada em Philip Roth e treta com Glenn Greenwald

    Leia mais
Topo