Topo

Polícia de Chicago investiga vazamentos em caso de ator de "Empire"

O ator Jussie Smollett  - EPA
O ator Jussie Smollett Imagem: EPA

Gina Cherelus

Em Nova York (EUA)

08/03/2019 12h33

O Departamento de Polícia de Chicago iniciou uma investigação interna para saber como informações sobre um suposto ataque de crime de ódio contra o ator Jussie foram vazadas anonimamente a jornalistas, disseram autoridades policiais.

Smollett, ator negro de 36 anos abertamente gay do seriado de hip-hop "Empire - Fama e Poder", foi acusado de mentir à polícia no mês passado ao dizer que foi atacado em janeiro por dois homens mascarados que gritaram ofensas racistas e homofóbicas.

Detetives investigaram o incidente como um crime de ódio, mas organizações de notícias locais citaram fontes da polícia segundo as quais a polícia acredita que o caso foi uma farsa.

"Gostaria de observar que grande parte da informação divulgada é imprecisa e que havia diversas agências envolvidas nesta investigação", disse o sargento da polícia Rocco Alioto em um comunicado na quinta-feira.

Ele afirmou que uma investigação interna foi iniciada, parte de um procedimento padrão para alegações de vazamentos de informação.

Smollett desencadeou uma tempestade midiática ao dizer à polícia que dois aparentes apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o agrediram, colocaram um laço em seu pescoço e derramaram alvejante sobre ele durante um ataque diante de seu apartamento no dia 29 de janeiro.

No dia 21 de fevereiro o ator foi preso e acusado de fazer uma queixa falsa à polícia depois que detetives disseram que ele encenou o ataque para ficar mais famoso por estar insatisfeito com seu salário na série de TV. Mais tarde ele foi solto sob fiança.

Smollett, que se declarou inocente, pode passar até três anos preso se for condenado. Os produtores de "Empire" cortaram seu personagem dos dois últimos episódios da temporada atual após sua prisão.