Topo

Campanha dos filmes para ganhar o Oscar custa até US$ 25 milhões

Estatueta do Oscar - AFP PHOTO/Emmanuel Dunand
Estatueta do Oscar
Imagem: AFP PHOTO/Emmanuel Dunand

Lisa Richwine

Em Los Angeles (EUA)

19/02/2019 11h58

Fazer um filme inesquecível não é a única exigência para conquistar o prestigioso Oscar de melhor filme, também é preciso gastar milhões de dólares em anúncios para televisão e internet e com viagens, cabeleireiro e maquiagem de atores para eventos de divulgação de seu trabalho.

Se a disputa estiver apertada, como será a da cerimônia de premiação de domingo, os estúdios precisam se empenhar ainda mais para cair nas graças dos cerca de oito mil eleitores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

Netflix e Warner Bros. são alguns dos distribuidores que estão abrindo as carteiras para tentar ficar com a estatueta dourada mais cobiçada.

"Você tem que gastar dinheiro", disse Matthew Belloni, diretor editorial do The Hollywood Reporter. "Você tem que trocar apertos de mão. Tem que ter uma mensagem para seu filme. Trata-se de amaciar as pessoas lá fora e fazer a Academia saber a seu respeito e acreditar no seu filme", acrescentou.

O investimento valerá a pena para o eventual vencedor. Um troféu de melhor filme traz mais lucro nas bilheterias e cacife para atrair astros de primeira grandeza para projetos futuros.

O que você precisa saber sobre os filmes indicados ao Oscar

UOL Entretenimento

Por isso, de dezembro até o final de fevereiro, atores, diretores, produtores e roteiristas se sujeitam a uma rotina intensa de almoços, exibições, recepções e debates, cruzando o país para se expor a eleitores nos polos cinematográficos de Nova York e Los Angeles.

Além das estrelas do filme, os estúdios recrutam fãs de peso para que organizem eventos, como uma exibição de "Roma" com Angelina Jolie, parte da ofensiva do Netflix para ficar com o primeiro Oscar de melhor filme de um serviço de streaming.

A campanha publicitária de "Roma" custou cerca de 25 milhões de dólares, segundo estimativas da publicação especializada Variety. Já o gasto da Warner Bros com "Nasce Uma Estrela" foi pouco inferior a 20 milhões de dólares, disse a Variety.

Grande parte deste investimento foi para comerciais de TV, além dos anúncios de internet em sites dedicados a Hollywood ou ao Facebook. Alguns também tentam incentivar os consumidores a verem os filmes.

Parte da campanha da Warner Bros. envolveu cobrir um outdoor de Sunset Strip com uma foto de Ally, a personagem de Lady Gaga em "Nasce Uma Estrela", que é uma réplica daquele visto no filme e parece uma divulgação da estrela fictícia.