Topo

Flordelis: tudo o que você precisa saber sobre o filme que retratou família

Filho de deputada Flordelis e pastor assassinado Anderson do Carmo é preso durante enterro, diz delegada - Reprodução
Filho de deputada Flordelis e pastor assassinado Anderson do Carmo é preso durante enterro, diz delegada Imagem: Reprodução

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

26/08/2020 12h57

Denunciada como a mandante do assassinato do marido, o também pastor Anderson do Carmo, a deputada federal do PSD-RJ e cantora gospel Flordelis já teve a história contada em um filme. Rodado no formato docudrama (mistura de dramaturgia com documentário), "Flordelis: Basta uma Palavra para Mudar" foi dirigido por Anderson Corrêa e Marco Antônio Ferraz e lançado sob aplausos no dia 9 de outubro de 2009.

Quem está no filme de Flordelis

Um elenco de peso, com vários globais que interpretam membros da família de Flordelis, que entre filhos biológicos e adotivos somava mais de 55 pessoas.

Entre as estrelas, estão Bruna Marquezine (Rayane) Giselle Itié (como Cláudia), Ana Furtado (Maria), Reynaldo Gianecchini (Alex), Rodrigo Hilbert (Israel), Letícia Sabatella (Eliane), Cauã Reymond (Carlos), Fernanda Lima (Bianca), Deborah Secco (como a filha biológica Simone, também presa), Letícia Spiller (Volúcia), Alinne Moraes (Vanessa) e Thiago Martins (Pedro Werneck).

Quem produziu o longa

Anderson do Carmo, o marido morto de Flordelis. No filme, ele é interpretado por Marcello Antony. Já Flordelis aparece como a própria Flordelis dos Santos, que também trabalhou na seleção do elenco. O roteiro foi escrito por Ed Nobrega e o diretor Marco Antonio Ferraz. A distribuição foi feita pela Films/Serendip Filmes, com trilha sonora da MK Music Art.

Cartaz do filme sobre Flordelis - Divulgação - Divulgação
Pôster do filme
Imagem: Divulgação

Onde foi lançado

O filme teve sua première no Festival do Rio, um dos mais importantes do cinema brasileiro, em uma exibição contou com presenças de Flordelis, integrantes do elenco e da família. Foi recebido com entusiasmo e aplausos pela plateia do Cine Odeon.

Embora pareça loucura morar na favela e adotar esse monte de crianças, eu não fui atrás deles. Eles vieram até mim como presentes de Deus
afirmou Flordelis durante o lançamento

Flordelis ao lado de Bruna Marquezine no lançamento do filme  - Reprodução/Reprodução - Reprodução/Reprodução
Flordelis ao lado de Bruna Marquezine no lançamento do filme
Imagem: Reprodução/Reprodução

Destaque na mídia

Além de ter sido lançado no Festival do Rio, o elenco estelar do filme de Flordelis abriu portas para a pastora em programas como o Fantástico, em que ela concedeu uma entrevista em 2009 para Fernanda Machado. A atriz viveu uma mulher estuprada pelo próprio pai no longa.

O que o filme de Flordelis conta

A história da mulher evangélica, moradora da favela do Jacarezinho, no Rio, que era respeitada por traficantes e comunidade pelo trabalho social de resgatar jovens em situação de rua e abandono.

Sem mencionar a polêmica troca de parceiro entre mãe e filha, mostra como ela construiu seu centro de acolhimento enfrentando a desconfiança de parte da sociedade, acusada de sequestro e associação com o tráfico. Os atores contam a história dos jovens e pessoas envolvidas por meio de depoimentos.

Flordelis adotou 37 crianças de uma só vez, após uma chacina na Central do Brasil, no Rio - Celia Viana / Câmara - Celia Viana / Câmara
Flordelis na Câmara dos Deputados em Brasília
Imagem: Celia Viana / Câmara

Nenhum ator recebeu cachê

Uma curiosidade: o longa foi realizado sem cachês. Atores toparam rodá-lo de voluntariamente após conhecerem a história da mulher que havia adotado 37 filhos e fundado a Comunidade Evangélica Ministério Flordelis, na zona norte do Rio. A renda arrecadada foi utilizada na construção de um centro de reabilitação para jovens e na compra de uma casa.

O que dizem os envolvidos

Marco Antônio Ferraz, diretor do longa, disse se arrepender de ter se envolvido com o projeto. Procurados pelo UOL, Thiago Martins e Letícia Sabatella também revelaram sua decepção com a pastora. "Triste e decepcionado", disse Martins. Já Sabatella chamou a pastora de "lobo em pele de cordeiro".

Como assistir a 'Flordelis: Basta uma Palavra para Mudar'

"Flordelis: Basta uma Palavra para Mudar" foi disponibilizado em 2017 na íntegra no YouTube, no canal da própria Flordelis.