Topo

Romero Britto diz que vídeo de mulher destruindo obra é de 2017

Mulher quebra obra na frente de Romero Britto - Reprodução/Twitter
Mulher quebra obra na frente de Romero Britto Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

15/08/2020 14h31

Romero Britto veio hoje a público esclarecer um episódio que ocorreu em sua galeria de arte, em Miami. Segundo o artista plástico brasileiro, o vídeo de uma mulher quebrando uma de suas obras na sua frente é antigo, de 2017, e só teria sido divulgado agora por "pessoas que querem ficar famosas à custa dos outros".

O artista ainda criticou a forma como o vídeo viralizou, o que aconteceu ontem. "A internet muitas vezes é injusta e as pessoas não estão preocupadas com a verdade", escreveu Romero Britto em nota divulgada em suas redes sociais.

A primeira versão do vídeo surgiu no Tik Tok na conta de Faye Pindell, que afirma ter trabalhado com Britto e teria filmado o momento.

Após grande repercussão internacional, outras versões do vídeo surgiram e a mulher que quebrou a obra foi identificada como a dona de um restaurante espanhol que fica em frente à galeria de Romero Britto.

A empresária, identificada como Madelyne Sanchez, dona do restaurante Tapelia, chegou a dar uma entrevista narrando o incidente. Ela disse ter feito aquilo depois que o artista foi a seu restaurante e maltratou seus funcionários, fazendo um deles chorar. Segundo Madelyne, a obra custou cerca de US$ 5 mil e foi um presente do marido.

Romero Britto foi procurado ainda ontem pelo UOL e enviou hoje a nota de esclarecimento junto à divulgação em suas redes sociais.

Veja o comunicado de Romero Britto divulgado hoje:

O vídeo do incidente ocorreu em 2017 no qual todos podem ver que fui vítima de uma pessoa que foi a uma de minhas galerias de arte e quebrou uma escultura que havia ganhado. Uma peça pesada de porcelana que, ao quebrar em pedaços, poderia ter causado danos a mim, a ela ou a qualquer outra pessoa no local. É lamentável, mas a integridade física das pessoas foi colocada em risco naquele momento. Infelizmente, há pessoas que querem ficar famosas às custas de outro. Através da minha arte, meu propósito sempre foi o de levar alegria, amor e esperança a todos. Não admito desrespeito e jamais tive a intenção de desrespeitar alguém. A internet é muitas vezes injusta e as pessoas não estão preocupadas com a verdade. Gostam de confusão, drama, negatividade, de julgar sem analisar os fatos. Vou continuar minha missão de alegrar o mundo, que como nunca precisa de mais amor, felicidade, esperança e otimismo