Topo

Romero Britto publica reconstrução virtual de obra destruída por empresária

Do UOL, em São Paulo

15/08/2020 13h26

Depois da polêmica de ter uma de suas obras destruída em sua frente por uma empresária que o acusa de arrogante, o artista plástico brasileiro Romero Britto compartilhou em sua conta no Instagram a reconstrução virtual da obra.

A destruição do objeto foi compartilhada por uma usuária do TikTok que alega ter trabalhado com o artista. Nas imagens, uma mulher identificada como Madelyne chega a uma sessão de autógrafos segurando a escultura de R$ 26 mil, para em frente ao brasileiro e joga o objeto no chão. Ela então diz:

Nunca vá a um restaurante meu e ofenda um funcionário, mas nunca

O protesto viralizou, tornando famosa a dona do restaurante.

Romero Brito compartilhou obra destruída em reconstrução virtual - Divulgação - Divulgação
Romero Brito compartilhou obra destruída em reconstrução virtual
Imagem: Divulgação
Brito preferiu o silêncio até que compartilhou um storie mostrando a reconstrução --embora virtual-- da obra destruída.

O brasileiro era freguês assíduo do restaurante de comida espanhola, que fica em frente a sua galeria. Segundo as acusações, Brito se recusou a olhar para os garçons enquanto esteve no estabelecimento, pediu para desligar a música e que fizessem silêncio. A postura ofendeu a todos, especialmente Madelyne.

"O restaurante Tapelia é uma família, nós trabalhamos em grupo, todos os funcionários. Se você fizer algo a alguma pessoa, nós vamos nos defender", afirmou a empresária.

Mas quem é Romero Britto?

Romero Britto é um artista plástico brasileiro radicado nos Estados Unidos que ganhou notoriedade ao pintar obras para celebridades como Madonna e políticos como ex-presidente americano Barack Obama e o presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

A reportagem do UOL entrou em contato com Britto, que enviou um comunicado. Ele diz que o assunto é velho, de 2017, e que é vítima de uma pessoa que deseja chamar a atenção. Ele não comentou, no entanto, as acusações da empresária.

Leia a nota completa:

O vídeo do incidente ocorreu em 2017 no qual todos podem ver que fui vítima de uma pessoa que foi a uma de minhas galerias de arte e quebrou uma escultura que havia ganhado. Uma peça pesada de porcelana que, ao quebrar em pedaços, poderia ter causado danos a mim, a ela ou a qualquer outra pessoa no local. É lamentável, mas a integridade física das pessoas foi colocada em risco naquele momento. Infelizmente, há pessoas que querem ficar famosas às custas de outro. Através da minha arte, meu propósito sempre foi o de levar alegria, amor e esperança a todos. Não admito desrespeito e jamais tive a intenção de desrespeitar alguém. A internet é muitas vezes injusta e as pessoas não estão preocupadas com a verdade. Gostam de confusão, drama, negatividade, de julgar sem analisar os fatos. Vou continuar minha missão de alegrar o mundo, que como nunca precisa de mais amor, felicidade, esperança e otimismo