Quem é a mulher que quebrou obra de Romero Britto; veja vídeo na íntegra
Aconteceu e virou manchete. Uma mulher se revoltou contra o artista plástico Romero Britto e quebrou, na frente dele, jogando ao chão, uma obra do artista no valor de R$ 26 mil. O motivo de tanta raiva: ela, que virou "ídola" da internet, diz que o brasileiro foi a seu restaurante e ofendeu um de seus funcionários. O ato seria, portanto, a defesa da honra da equipe de seu restaurante.
Depois do vídeo que viralizou, a íntegra da treta foi postada no perfil do tal restaurante no Instagram:
Senhor Britto, boa tarde. Eu sou a dona do restaurante Tapelia, na frente da sua loja. Meu esposo veio aqui e me comprou esta obra de arte de presente de aniversário. Porque o mantinha em um pedestal e te admirava como artista. Eu achava que você era um homem admirável, mas me enganei. Não preciso que você me autografe nada
Nesta versão do vídeo, ela explica o que Romero Britto teria feito para motivar sua atitude.
Você foi ao meu restaurante e reservou para vinte pessoas para tomar café da manhã a um preço de US$ 8, o que é barato, e nos pediu desconto. Você humilhou o meu pessoal, pediu para desligar a música, pediu a eles que não falassem (...) Foi humilhante! Para uma pessoa honesta e respeitável, você carece de humildade. Exijo que você nunca mais volte ao meu restaurante
E o resto você deve ter visto no vídeo anterior...
Nunca vá a um restaurante meu e ofenda um funcionário, mas nunca
diz a dona do restaurante, possessa, no vídeo
A reportagem do UOL entrou em contato com Britto e o artista enviou uma nota de esclarecimento alegando que o vídeo é de 2017.
O vídeo do incidente ocorreu em 2017 no qual todos podem ver que fui vítima de uma pessoa que foi a uma de minhas galerias de arte e quebrou uma escultura que havia ganhado. Uma peça pesada de porcelana que ao quebrar em pedaços poderia ter causado danos a mim, a ela ou a qualquer outra pessoa no local. É lamentável, mas a integridade física das pessoas foi colocada em risco naquele momento. Infelizmente há pessoas que querem ficar famosas às custas de outro. Através da minha arte meu propósito sempre foi o de levar alegria, amor e esperança a todos. Não admito desrespeito e jamais tive a intenção de desrespeitar alguém. A internet é muitas vezes injusta e as pessoas não estão preocupadas com a verdade. Gostam de confusão, drama, negatividade, de julgar sem analisar os fatos. Vou continuar minha missão de alegrar o mundo, que como nunca precisa de mais amor, felicidade, esperança e otimismo.
Veja abaixo o vídeo na íntegra na discussão, que mostra ela chegando ao local
O que ela disse depois
Alguns artistas perdem sua humildade e ganham o rechaço de seus admiradores. Seu grande ego, personalismo e falta de educação visam humilhar a família do Restaurante Tapelia de Miami. Esse foi o resultado.
O vídeo foi compartilhado por Faye Pindell, uma usuária do TikTok que afirma ter trabalhado com Britto, e que deu detalhes da situação
Normalmente, no fim do mês, Romero promove um encontro com pessoas que compraram suas obras de arte e essa moça vista no vídeo quebrando uma porcelana gerencia um restaurante onde Romero e os amigos foram, aparentemente eles foram desrespeitosos e rudes com a equipe, os funcionários contaram para ela e, no fim do mês, ela decidiu comprar sua própria porcelana, que custa milhares de dólares, e quebrou na cara dele.
Faye continuou o relato
Ela basicamente disse a ele que não o respeita mais. Foi na frente de muita gente, ele ficou constrangido e não sabia como reagir. Eu meio que me senti mal por ele, o que é raro. Ele disse que não desrespeitou os funcionários.
Mas quem é a dona de restaurante que fala em espanhol?
Segundo os "detetivões" da internet, trata-se da dona do restaurante Olé Olé And Tapelia, especializado em culinária espanhola, que fica em Miami Beach, na frente da galeria de Romero Britto na badalada Licoln Road, que conta com grandes comunidades brasileira e latina.
Já fizeram boa ação
Ela teria ganhado a obra "Big Apple", com as cores e formas que são assinatura de Romero Britto, do marido, que se chama Juan Miguel Perez. Durante o furacão Irma, em 2017, o casal chegou a ir às ruas para distribuir "quentinhas" a desabrigados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.