Topo

Mulher quebra obra de Romero Britto: 'nunca ofenda meu funcionário'

Do UOL, em São Paulo

14/08/2020 07h44Atualizada em 15/08/2020 14h52

Um vídeo que mostra uma mulher quebrando uma obra de Romero Britto na frente do artista plástico brasileiro viralizou nas redes sociais durante a madrugada. O ato teria sido uma vingança.

No trecho que foi compartilhado por Faye Pindell, usuária do TikTok que alega ter trabalhado com o artista, a mulher acusa Romero Britto de ter destratado funcionários em seu restaurante. Após pegar o objeto —que custa R$ 26 mil— e jogar no chão, a mulher diz, em espanhol:

Nunca vá a um restaurante meu e ofenda um funcionário, mas nunca

Faye alega ter trabalhado na galeria de Romero Britto na Lincoln Road, em Miami, onde a treta aconteceu:

Normalmente, no fim do mês, Romero promove um encontro com pessoas que compraram suas obras de arte e essa moça vista no vídeo quebrando uma porcelana gerencia um restaurante onde Romero e os amigos foram, aparentemente eles foram desrespeitosos e rudes com a equipe, os funcionários contaram para ela e, no fim do mês, ela decidiu comprar sua própria porcelana, que custa milhares de dólares, e quebrou na cara dele.

Faye continuou o relato.

Ela basicamente disse a ele que não o respeita mais. Foi na frente de muita gente, ele ficou constrangido e não sabia como reagir. Eu meio que me senti mal por ele, o que é raro. Ele disse que não desrespeitou os funcionários.

Mas quem é Romero Britto?

Para quem não sabe, Romero Britto é um artista plástico brasileiro radicado nos Estados Unidos que ganhou notoriedade ao pintar obras para celebridades como Madonna e políticos como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A reportagem do UOL entrou em contato com Britto e o artista enviou uma nota de esclarecimento alegando que o vídeo é de 2017.

O vídeo do incidente ocorreu em 2017 no qual todos podem ver que fui vítima de uma pessoa que foi a uma de minhas galerias de arte e quebrou uma escultura que havia ganhado. Uma peça pesada de porcelana que ao quebrar em pedaços poderia ter causado danos a mim, a ela ou a qualquer outra pessoa no local. É lamentável, mas a integridade física das pessoas foi colocada em risco naquele momento. Infelizmente há pessoas que querem ficar famosas às custas de outro. Através da minha arte meu propósito sempre foi o de levar alegria, amor e esperança a todos. Não admito desrespeito e jamais tive a intenção de desrespeitar alguém. A internet é muitas vezes injusta e as pessoas não estão preocupadas com a verdade. Gostam de confusão, drama, negatividade, de julgar sem analisar os fatos. Vou continuar minha missão de alegrar o mundo, que como nunca precisa de mais amor, felicidade, esperança e otimismo.

No Twitter, usuários comentaram a atitude com bom humor, afinal não é todo dia que aparece uma patroa vingativa capaz de ir às últimas consequências para defender seus funcionários, não é mesmo?

Afinal, quem nunca pensou em fazer o mesmo - ou sofreu por algo parecido?

E já tem gente até passando pano preventivo para a nova vingadora

Mas há maneiras de Romero Britto não sair por baixo, não é mesmo Felipe Neto?

Ou será que já gerou uma nova arte?

E que tal formular uma teoria para a história?

E já tem gente querendo até mesmo criar um movimento

As consequências deste ato são imprevisíveis, mas por enquanto ele já está servindo para alegrar o dia de muitos internautas.