Topo

Robert De Niro alega prejuízos por pandemia para diminuir pensão à ex

O ator Robert de Niro fala no Tony Awards - Lucas Jackson/Reuters
O ator Robert de Niro fala no Tony Awards Imagem: Lucas Jackson/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/07/2020 00h13

Em uma audiência realizada em um tribunal de Nova York, Robert De Niro afirmou que a pandemia causada pelo novo coronavírus diminuiu drasticamente os seus recursos, e por isso precisou cortar gastos de forma dramática.

As informações são do site Page Six, que revelou que os representantes do ator estiveram na audiência por conta de um processo movido por sua ex-mulher, Grace Hightower, de quem se separou em 2018. Ela havia solicitado o aumento do limite do seu cartão de crédito de 50 para 100 mil dólares, mas a defesa de Robert alegou que ele teve muitos problemas financeiros nos empreendimentos do qual é sócio.

Segundo os advogados, houve uma brusca queda das ações de Robert na franquia de restaurantes Nobu e também no Greenwich Hotel. Os dois segmentos foram os mais afetados pela pandemia, que causou o fechamento de bares e restaurantes, e diminuiu dramaticamente o número de viagens.

Segundo Caroline Krauss, uma das advogadas do ator, o Nobu perdeu 3 milhões de dólares (16 milhões de reais em cotação atual) em abril e 1,87 milhões de dólares (quase 10 milhões de reais) em maio.

Krauss contou ao juiz que, pelo acordo pré-nupcial assinado pelo ex-casal em 2004, o ator deve pagar a Grace 1 milhão de dólares (cerca de 5 milhões de reais) por ano — desde que ele receba 15 milhões de dólares (80 milhões de reais) por ano ou mais. Se os rendimentos forem menores, o repasse para a ex também cai de forma proporcional.

"A gerente de suas finanças diz que no melhor dos casos para o Sr. De Niro, se tudo começar a melhorar este ano, ele será sortudo se conseguir fazer $7,5 milhões de dólares", explicou Krauss na audiência.

A advogada contou ainda que Robert já recebeu quase tudo o que deveria por ter protagonizado o filme "O Irlandês", dirigido por Martin Scorsese e indicado a 10 Oscars na cerimônia deste ano. Ele ainda deve receber cerca de 2,5 milhões de dólares (13 milhões de reais) em 2020 e 2021.

"Essas pessoas, apesar dos ganhos robustos, sempre gastaram mais do que ele recebe, então este homem de 76 anos de idade não poderia se aposentar mesmo se quisesse, porque ele não pode arcar com as despesas desse estilo de vida", finalizou Krauss.