Topo

SAG Awards, assim como o Oscar, vai considerar filmes do streaming

Atores de "Parasita" recebem prêmio de melhor elenco no SAG Awards 2020 - Getty Images via BBC
Atores de 'Parasita' recebem prêmio de melhor elenco no SAG Awards 2020 Imagem: Getty Images via BBC

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 08h44

Resumo da notícia

  • SAG é o prêmio do sindicato de atores de Hollywood
  • Edição 2021 vai permitir filmes que estrearem direto no streaming
  • Mudança é temporária por causa da pandemia do novo coronavírus
  • Próximo SAG acontece em 24 de janeiro de 2021

O SAG Awards, prestigiado prêmio do sindicato de atores de Hollywood, seguiu a deixa do Oscar e do Globo de Ouro, e revelou ontem que também vai considerar filmes lançados diretamente no streaming para a premiação de 2021, que ocorrerá em 24 de janeiro. A informação é da Variety.

Assim como acontecerá no Oscar, a mudança de regra é temporária, adotada por causa do fechamento dos cinemas devido a pandemia do novo coronavírus. Além disso, apenas filmes que tinham lançamento nos cinemas marcado antes do agravamento da crise, mas foram obrigados a cancelar, estão no páreo.

O SAG existe desde 1995, e premia as melhores atuações em cinema e TV do ano anterior à sua realização. Os votantes são os próprios atores e atrizes filiados ao sindicato, o principal de Hollywood.

Mais mudanças

O SAG adiantou a mudança para a Variety, algumas semanas antes do lançamento do manual completo da premiação, previsto para junho. Além da inclusão de filmes do streaming, outras transformações devem ocorrer na edição de 2021.

Os tradicionais eventos para membros dos sindicato, em que estúdios exibiam seus filmes e faziam campanha por indicações, estão suspensos. Ao invés disso, as exibições serão feitas virtualmente — e os produtores estão proibidos, inclusive, de mandar DVDs com os filmes para os votantes.

"A pandemia é uma situação em constante evolução, e as coisas vão mudar no SAG de acordo com isso. Vamos informá-los de quaisquer atualizações às nossas regras durante os próximos meses", informou a organização do prêmio.