Topo

Emmy define: títulos indicados ao Oscar não poderão concorrer

Jharrel Jerome recebe seu Emmy de melhor ator em minissérie ou filme para a TV por seu papel em Olhos Que Condenam - Jeff Kravitz/FilmMagic
Jharrel Jerome recebe seu Emmy de melhor ator em minissérie ou filme para a TV por seu papel em Olhos Que Condenam Imagem: Jeff Kravitz/FilmMagic

Do UOL, em São Paulo

07/05/2020 15h43

Resumo da notícia

  • Emmy não vai aceitar que produções indicadas ao Oscar concorram ao prêmio
  • Decisão vem após Oscar definir que filmes que estrarem no streaming são elegíveis
  • Decisão deve impactar categorias de documentário, que tinham muitos 'indicados duplos'

Após decisão da Academia do Oscar permitindo que alguns filmes que estrearão direto na TV ou serviços de streaming concorram à estatueta, os organizadores do Emmy rebateram com uma nova regra: nenhuma produção indicada ao Oscar poderá concorrer aqui.

A mudança no Emmy começa a valer em 2021 — e, ao contrário da que ocorreu nas regras do Oscar, deve ser permanente. A decisão deve impactar especialmente as categorias de documentário, de onde vinham a maior parte das produções duplamente nomeadas.

O título "O.J.: Made in America", por exemplo, foi lançado originalmente no canal ESPN como uma série documental em cinco episódios. Por isso, foi indicado a seis Emmys, incluindo na categoria de melhor série documental, levando dois prêmios técnicos.

Depois, a emissora resolveu editar todos os episódios em conjunto e estrear "O.J.: Made in America" nos cinemas, como um enorme filme de quase 8 horas de duração. Neste formado, ele foi indicado (e venceu) o Oscar de melhor documentário.

Trajetórias semelhantes ocorreram com títulos como "A 13ª Emenda" e "What Happened, Miss Simone?", ambos da Netflix. Em nota, a Academia do Emmy deixou claro que apóia a decisão dos organizadores do Oscar, e que sua mudança de regra é apenas complementar.

O órgão ainda notou que a mudança estava sendo discutida desde março, antes do agravamento da pandemia. Vale notar, no entanto, que o Emmy e o Oscar operam em temporadas diferentes — e que, portanto, a possibilidade de dupla indicação ainda existe (se ela vier primeiro no Emmy, e depois no Oscar).

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na primeira versão do texto, "O.J.: Made in America" foi exibido na ESPN em cinco episódios, não em sete. O erro foi corrigido.