Topo

Quarentena: 7 filmaços para você assistir de graça (e legalmente) na web

Cena de "Pixote" - Reprodução
Cena de "Pixote" Imagem: Reprodução

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

02/04/2020 04h00

Problema 1: apesar da popularização das plataformas digitais, nem todos têm condições de pagar por serviços de streaming no Brasil. Problema 2: é bem possível que você tenha assinado apenas um serviço, e ele não conta com seu filme favorito no catálogo.

Não se desespere: a solução pode estar a apenas dois cliques de distância. A internet está cheia de opções gratuitas e de qualidade, incluindo grandes clássicos do cinema, a que você pode assistir legalmente. Basta vasculhar. Veja abaixo sete exemplos.

'Os Incríveis' (2004)

É um dos melhores filmes da Pixar, vencedor de dois Oscars e indicado a quatro. Escrito e desenvolvido por Brad Bird, ex-diretor de "Family Dog" e "Os Simpsons", tem um roteiro inteligente de super-herói, animação primorosa e explora temáticas não necessariamente infantis.

Onde ver: na Globoplay, que liberou parte do conteúdo.

'Metropolis' (1927)

Se você ama a história do cinema, provavelmente já viu ou ouviu falar deste clássico do expressionismo alemão, dirigido pelo austríaco Fritz Lang, que vislumbrou uma metrópole futurística, distópica e fascinante. O filme já caiu em domínio público e possui várias versões gratuitas na internet. Aproveite.

Onde ver: no YouTube, disponível em várias versões

'Tempos Modernos' (1936)

Na obra-prima de Charlie Chaplin, o personagem "O Vagabundo" (The Tramp) tenta sobreviver no mundo moderno e industrializado. É considerado uma crítica ao capitalismo, ao nazifascismo e ao imperialismo, que para muitos permanece extremamente atual.

Onde ver: no YouTube

'À Meia-Noite Levarei Sua Alma' (1964)

José Mojica Marins, o Zé do Caixão, morto este ano, é muito mais do que aquela celebridade pitoresca que aparecia aos domingos na TV para cortar as unhas. Foi um gênio do terror nacional. A boa notícia é que muitos de seus filmes estão disponíveis de graça, incluindo este clássico, em que apresenta o personagem.

Onde ver: disponível no Spcine Play, via Looke

'Pixote' (1980)

Pixote é um garoto fugitivo de dez anos de idade que é preso nas ruas de São Paulo durante uma perseguição policial a moradores de rua e se vê em um problemático centro de detenção juvenil. Uma realidade triste e áspera, que pouco mudou. O cineasta Hector Babenco em grande forma.

Onde ver: disponível no Spcine Play, via Looke

'Psicose' (1960)

É o filme ideal para quem tem urticária só de pensar em cenas de suspense. Alfred Hitchcock seduz tão bem, com uma história tão simples, tão envolvente —e com um orçamento tão baixo—. que a obra ainda hoje serve de bíblia para o gênero. Também é um dos melhores filmes da história.

Onde ver: Telecine Play, que oferece 30 dias de streaming grátis

'Dor e Glória' (2019)

Salvador Mallo (Antonio Banderas) é um cineasta atormentado e em declínio que acaba cercado de lembranças da infância e das escolhas que tomou na vida, algumas delas questionáveis. Trata-se de uma espécie de semibiografia do diretor Pedro Almodóvar, bela, sensível e triste. Se você ainda não viu, tire o atraso.

Onde ver: Telecine, que oferece 30 dias de streaming grátis