Topo

Com parques e lojas fechados, Disney dará licença a alguns funcionários

Disney da Califórnia teve de fechar as portas por tempo indeterminado   - Getty Images
Disney da Califórnia teve de fechar as portas por tempo indeterminado Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/04/2020 19h39

A Disney anunciou hoje que dará licença para os funcionários que não conseguirão trabalhar durante a pandemia do coronavírus, que fechou todos os parques e lojas da empresa.

Em nota, a Disney lamentou a medida, mas garantiu que todas as pessoas que ficarão afastadas a partir do dia 19 de abril não perderão seus empregos durante a crise.

"Os funcionários da Disney receberam pagamento e benefícios completos durante esse período e estamos comprometidos em pagá-los até 18 de abril, por um total de cinco semanas adicionais de remuneração. No entanto, sem uma indicação clara de quando podemos reiniciar nossos negócios, somos forçados a tomar a difícil decisão de dar o próximo passo e dispensar funcionários cujos empregos não são necessários no momento", disse a empresa.

"O processo de licença começará em 19 de abril e todos os funcionários afetados permanecerão contratados da Disney durante o período da licença. Eles receberão todos os benefícios de assistência médica, além do custo dos prêmios dos funcionários e da empresa, que serão pagos pela Disney", completou.

A empresa ainda declarou que, os funcionários com folgas disponíveis, podem optar por usar parte disso no início do período de licença e, uma vez aprovados, são elegíveis para receber um bônus de US$ 600.

Afetada em diferentes frentes em meio à crise causada pela doença, a empresa está enfrentando (e deve continuar a enfrentar) perdas na casa dos bilhões, conforme estimam analistas do mercado financeiro.

O problema maior é que a companhia sofre os impactos do covid-19 em três áreas: nos cinemas, com o adiamento de lançamentos como o live-action de "Mulan", uma de suas grandes apostas para 2020, e a paralisação de filmagens em andamento; na TV, já que a Disney é dona da ESPN, responsável por transmitir campeonatos que tiveram suas temporadas suspensas, como a NBA; e nos seus parques temáticos, que ficarão fechados por tempo indeterminado. Com os baques, as ações da Disney chegaram a menos de US$ 100 na semana passada.