Topo

Atriz de 'Casamento Grego' perdeu velório do pai por causa do coronavírus

A atriz Nia Vardalos (de pé, de vermelho) com o pai, Gus (sentado), em foto postada no Instagram - Reprodução/Instagram
A atriz Nia Vardalos (de pé, de vermelho) com o pai, Gus (sentado), em foto postada no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

22/03/2020 10h42

Nia Vardalos não conseguiu comparecer ao velório de seu pai, Gus, por causa da pandemia do novo coronavírus. Em entrevista à Variety, a comediante conhecida por "Casamento Grego" (pelo qual foi indicada ao Oscar de melhor roteiro original) contou como transformou seu luto e decepção em uma força caridosa.

Vardalos, que atualmente vive nos EUA, disse que não conseguiu pegar um voo para o Canadá acompanhar os últimos dias de vida do pai, e nem para seu velório, por causa das restrições de locomoção impostas pela pandemia.

"No hospital, eles fizeram uma ligação por vídeo e me deixaram falar com ele. Eu pude agradecê-lo por ter me dado uma vida incrível, e dizer que ele foi um verdadeiro cavalheiro e um ótimo pai. Minha mãe segurou a mão dele e disse que estava tudo bem se ele quisesse partir", relatou.

Gus morreu em 12 de março, e o velório foi transmitido pela internet para familiares e amigos uma semana depois. O pai da comediante foi presidente de uma igreja no Canadá, de forma que muitos quiseram acompanhar a cerimônia, realizada no mesmo templo.

"Se ele tivesse partido 14 dias antes, quando os governos não estavam reconhecendo a ameaça global [do coronavírus], todo mundo teria se reunido, e a cidade teria ido abaixo. Também poderíamos voltar para as nossas comunidades e transmitir para todo mundo", refletiu Vardalos.

"Ele esperou até a igreja dizer que não poderíamos mais ter grandes aglomerações. Eu acho que meu pai sabia, no fundo, que estava mantendo as pessoas seguras", disse ainda.

Seguindo o exemplo de Gus, Vardalos está concentrando esforços no Twitter para conseguir doações para várias instituições que lutam contra a pandemia. Na seu perfil, ela está usando a hashtag #BigFatDonation (referência ao título em inglês de "Casamento Grego") para destacar o trabalho de muitas organizações.

O casal Tom Hanks e Rita Wilson, mesmo em quarentena após diagnóstico de coronavírus, foram os primeiros apoiadores da campanha de Vardalos. Eles fizeram uma doação para um programa canadense que está ajudando cidadãos idosos a lidar com a pandemia.

"As pessoas na nossa indústria são sortudas, são privilegiadas, são mimadas. Mas alguns de nós queremos usar a nossa voz para fazer algo. É por isso que eu decidi procurar diferentes organizaçães on-line. Temos que fazer algo de bom, ou vamos enlouquecer", explicou ela.