Topo

Autor de 'Ameno' aprova meme do ratinho, mas não curte versões brasileiras

Ratinho Dorime - Reprodução
Ratinho Dorime Imagem: Reprodução

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

12/03/2020 04h00

Você já ouviu os versos "ameno dorime" nas últimas semanas? Se sim, muito provavelmente eles não estavam na versão original. As complexas palavras são parte da letra de "Ameno", música lançada em 1996 pelo grupo francês Era. O hit de décadas passadas virou meme recentemente no Brasil. No mais famoso deles, um ratinho vestido de bispo dança "Ameno" no ritmo do brega funk.

O meme, que saiu de uma mistura de Bob Esponja, transmissão de game e um toque de brega funk, foi tão longe que chegou à sua fonte. No Carnaval, os donos da música postaram o ratinho dançante no Instagram oficial do Era, mostrando que estavam cientes do que os brasileiros haviam feito com a obra.

Por isso, o UOL enviou algumas perguntas para Eric Lévi, o fundador do Era, para saber o que ele estava achando do renascimento de "Ameno" no Brasil. Simpático, o francês contou que adorou a versão do ratinho dançante, mas que não se identificou tanto com os remixes que "abrasileiraram" a original. Além do brega funk, a música ganhou versões funk, forró e até eletrônica.

O compositor também explicou que "ameno" e "dorime" não têm um significado e nem uma tradução, são apenas palavras criadas por ele que combinam com o ritmo da canção. É o toque especial que transforma a experiência de ouvir Era em algo transcendental e justifica o sucesso do grupo em tantos países.

Eric ainda lembrou que, apesar do Era já ter passado por Rio de Janeiro e São Paulo em uma turnê promocional "há muito tempo", morre de vontade de trazer o grupo de volta ao Brasil para fazer alguns shows. Atualmente, o Era está em turnê pela Europa, com apresentações marcadas até dezembro.

UOL - Quando você ficou sabendo que Ameno tinha viralizado no Brasil? O que achou do meme?
Eric Lévi - Descobri recentemente. Alguns amigos viram no YouTube e me mandaram o vídeo que tem o ratinho dançando. Eu achei muito engraçado e alto astral.

O que você achou da empolgação dos brasileiros com a música após 24 anos do lançamento?
Fiquei muito feliz de descobrir que a minha música voltou a ser usada e ouvida em uma época de festas tão populares como o Carnaval, principalmente depois de tantos anos!

Vocês notaram alguma movimentação diferente de visitantes brasileiros nas redes sociais do Era nos últimos meses?
Não estou muito por dentro disso, mas acredito que o ratinho dançarino certamente promoveu o Era nas redes sociais.

O empresário do Era confirmou que muitos brasileiros estão seguindo o grupo nas redes sociais

Você conhece as diversas versões e remixes da música que surgiram para o Carnaval? Chegou a receber algum pedido do Brasil para fazer um remix?
Eu acabei de descobrir esses vários remixes e, sendo muito honesto, musicalmente falando eu não curti tanto assim. Observando o número de visualizações no YouTube, creio que não fui o único. E, não, até agora não recebemos nenhum pedido para um remix da música.

Eric Lévi, compositor do Era - Reprodução - Reprodução
Eric Lévi, compositor do Era
Imagem: Reprodução

Muita gente associa a música do Era à religião, especialmente à Igreja Católica. Isso faz algum sentido?
A intenção das músicas do Era é apenas tocar a alma das pessoas ao redor do mundo, porém mais em um sentido espiritual do que religioso. É claro, há uma linha tênue entre espiritualidade e religião, mas não tenho intenção alguma de levar mensagens religiosas em minha música.

O que significa "ameno dorime"? Como foi compor essa música?
Todas as nossas músicas são escritas ou em inglês ou nessa língua que eu mesmo criei para que as vozes soem como um instrumento. As letras têm a intenção de traduzir e incorporar o sentimento da música, e dessa forma as vozes e o som se tornam uma única emoção.

Quando descobriram que a música tinha virado um meme no Brasil, cogitaram colocar o país na lista de shows da próxima turnê?
Eu não esperei o pequeno ratinho dançar "Ameno" para considerar isso. Fazer shows no Brasil está na lista de prioridades do Era desde sempre.

A música "Divano" foi tema de uma novela muito popular no Brasil em 2001 ("Um Anjo Caiu do Céu") e fez muito sucesso nas rádios na época.
Eu não fazia ideia de que "Divano" foi tema de uma novela nem que tinha feito sucesso no Brasil.

Você conhece o Brasil?
Eu já estive no Brasil há muitos anos em uma viagem promocional do Era. Passamos pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, e eu amei. Certamente quero voltar ao Brasil e fazer alguns shows.

As apresentações ao vivo do Era costumam ser grandiosas. Vocês tiveram de adaptar a agenda de shows por causa da ameaça do coronavírus?
Nós acabamos de ter dois shows cancelados na Rússia porque o coronavírus está se espalhando muito rapidamente na França. Por isso, as autoridades russas não querem receber franceses em Moscou.

O grupo ERA em seu show, "The Live Experience" - Claire Delfino/Divulgação - Claire Delfino/Divulgação
O grupo ERA em seu show, "The Live Experience"
Imagem: Claire Delfino/Divulgação