Topo

TikTok: novinhos estão tirando músicas do baú e ajudando a criar hits

A tiktoker Lara Quinn - Instagram/Reprodução
A tiktoker Lara Quinn Imagem: Instagram/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/03/2020 04h00

Você já ouviu falar no TikTok, a rede social que permite criar e compartilhar vídeos curtos feitos a partir do celular, com possibilidade de adicionar músicas e criar videoclipes caseiros? Se você nunca ouviu falar nisso, é melhor ir se atualizando, como já fazem os jovens e adolescentes que povoam e dão oxigênio ao app.

O público do TikTok vem crescendo exponencialmente (são mais de 500 milhões de usuários no mundo todo) e os vídeos publicados, ajudando a colocar faixas nas paradas. Outro fenômeno recente e igualmente interessante: com seus vídeos de comédia e dublagens, adolescentes estão descobrindo e "redivulgando" músicas mais antigas, que estão experimentando o sucesso tardio até mesmo em outras plataformas.

Veja abaixo alguns exemplos disso.

Lana del Rey - 'Queen of Disaster'

Esta música solar de Lana Del Rey foi vazada em 2013 e, atualmente, virou trilha de vídeos ganhando vlogs de maquiagem. A tendência no TikTok é publicar transformações em princesa da Disney, mas ela também serve para adolescentes apresentarem mães que estão em plena forma.

The Teenagers - 'Homecoming'

Grupo francês de synthpop, os Teenagers fizeram algum barulho na segunda metade dos anos 2000, principalmente com a música "Homecoming", sucesso de 13 anos atrás que conquistou o coração de tiktokers. Entre eles, a dançarina Haley Sharpe, que era apenas uma criança de 4 para 5 anos quando a faixa foi lançada.

Robbie Tronco - 'Walk4Me'

O DJ americano Robbie Tronco emplaca músicas desde os anos 1990, como "Runway as a House" e "Walk4Me". Esta última vem servindo de trilha adolescente para dublagens cômicas, feitas em várias situações diferentes.

Lil Dicky - 'Pillow Talking'

Este não é exatamente um hit antigo. Foi lançado em 2017, mas sem ter vida longa nas paradas de sucessos. O público do TikTok decidiu revivê-lo, com sua letra de rap puramente confessional, e está ficando difícil para os usuários tirá-lo da cabeça. Afinal, adolescente sofre.

Lil Kayla - 'Make His Pockets Hurt'

Outro dos virais recentes, com mais um refrão chiclete. Os teens amam dublar "Make His Pockets Hurt" para brincar com os pais que amarram a mesada —ou com qualquer outra pessoa que entre nesse contexto.

Lawrence Welk and his Champagne Music Makers - 'Oops'

Novinhos resgataram este clássico dos anos 1950, já gravado por Doris Day, Louis Armstrong e Ella Fitzgerald, na versão igualmente vintage de Lawrence Welk and his Champagne Music Makers, alterando o final para se adequar a qualquer cenário.

Freddie Dredd - 'Opaul'

Conexões brasileiras no TikTok. Sim! "Opaul", do rapper canadense Freddie Dredd, sampleia em versão low-fi o samba "David", da cantora brasileira Célia (1947-2017), e também ficou em alta no app. A faixa foi dançada, inclusive, por Charli D'Amelio, a mais popular tiktoker, com mais de 26 milhões de seguidores.

Don Toliver - 'No Idea'

O rapper americano Don Toliver liderou a parada de artistas emergentes da Billboard e, este mês, sua música de 2019 "No Idea" chegou ao 43º lugar após apenas três semanas no Hot 100. O motivo? Em grande parte, pelos usuários do TikTok, que dançam e se divertem com a batida —no Spotify, a música já soma 141 milhões de plays.

Beach Bunny - 'Prom Queen' / Chalie Boy - 'I Look Good'

"Prom Queen", que questiona padrões de beleza adolescentes, foi uma das primeiras faixas indies a explodir no TikTok. Mais recentemente, ela ganhou um popular remix que a mistura a "I Look Good", lançada em 2009 pelo rapper Chalie Boy, que passou a ser usada por jovens negros para afirmar sua identidade.

Baila Conmigo - Dayvi, Víctor Cárdenas, Kelly Ruiz

Lançada em junho em 2019, a música de instrumental de EDM fez sucesso invadindo o TikTok, resultando em um meme popular inclusive entre artistas famosos. Com os usuários soltando a criatividades, a batida foi tão longe que ganhou versão de Jennifer Lopez, que acrescentou letra e a fez rodar ainda mais pelo mundo. Recentemente, a faixa também foi remixada por Rennan da Penha.