Topo

'RuPaul's Drag Race' volta hoje para 12ª temporada: veja tudo o que sabemos

O elenco da 12ª temporada de RuPaul"s Drag Race - Instagram/Reprodução
O elenco da 12ª temporada de RuPaul's Drag Race Imagem: Instagram/Reprodução

Daniel Palomares

do UOL, em São Paulo

28/02/2020 16h42

"Can I get an amen"? "RuPaul's Drag Race" retorna hoje (28), em grande estilo, para sua 12ª temporada. A competição mais famosa de drag queens no mundo trará 13 novas participantes de cada canto dos EUA para provarem que têm carisma, singularidade, coragem e talento para serem eleitas como a próxima estrela do mundo drag.

Em 2020, após o programa conquistar mais quatro prêmios Emmy, o público deve ter uma verdadeira overdose de "Drag Race". Além da temporada 12, os fãs do programa vão poder conferir a quinta temporada do "Drag Race: All Stars", que reúne as melhores queens de temporadas passadas, a segunda edição do "Drag Race UK", versão britânica da atração, e a estreia do "Celebrity Drag Race" que transformará famosos em drag queens. Ufa!

Enquanto os usuários dos fóruns internacionais confabulam sobre os resultados da nova temporada, gravada no ano passado, os fãs do programa já sabem que podem esperar por mais drama, barraco e poderosas competições de lipsync. Confira o que podemos esperar de mais um ano de Drag Race:

Júri estrelado

Logo no primeiro episódio da nova temporada, veremos Nicki Minaj assumindo seu lugar na bancada dos jurados e acompanhando o lipsync de um de seus maiores hits, "Starships". A rapper é apenas um dos grandes nomes que passarão pelo programa no seu 12º ano. As cantoras Chaka Khan, Robyn e Normani, as atrizes Whoopi Goldberg, Thandie Newton e Daisy Ridley e até a famosa congressista americana Alexandria Ocasio-Cortez vão participar dos próximos episódios.

Favoritas dos fãs

Algumas das drag queens mais famosas de Nova York, desejadas há muito tempo no programa, participarão da nova temporada: Brita Filter e Jan Sport. Brita começou a fazer drag graças ao programa, após ver a ex-competidora Alyssa Edwards na TV. Jan faz parte de uma girlband de drag queens em Nova York, as Stephanie's Child, em inspiração ao grupo que lançou Beyoncé, o Destiny's Child.

São Francisco representada

Pode parecer estranho, mas somente uma queen ao longo das 11 temporadas de Drag Race veio de São Francisco, considerada o centro da cultura LGBTQ+ dos EUA. Porém, a cidade ganha mais uma representante nesta 12ª temporada: Rock M. Sakura, drag queen que vem sendo comparada a outros nomes do programa como Kim Chi e Trixie Mattel por sua maquiagem irreverente.

Final inesperada?

Ao longo das últimas temporadas, RuPaul sempre guardou surpresas para a grande final do programa. Promovendo um último concurso de lipsync entre as finalistas, torna-se difícil de prever quem tem mais chances de ganhar, mesmo que a participante tenha vencido vários desafios ao longo de sua edição. Será que vem novidade por aí e uma nova maneira de eleger a vitoriosa será elaborada?

Onde assistir?

O RuPaul's Drag Race é exibido nos EUA no canal VH1. O site do canal permite que os usuários assistam ao conteúdo ao vivo, desde que criem um login no portal. A exibição começa às 22h, no horário de Brasília. Procurada pelo UOL, a Netflix, que até a 11ª temporada, publicava os episódios na plataforma uma semana depois de exibidos nos EUA, informou que não vai mais exibir o reality para a América Latina. As temporadas passadas continuam disponíveis para stream.