Topo

Sul-coreano "Parasita" ganha o Oscar de melhor filme internacional

Diretor Bong Joon Ho recebe o Oscar de melhor filme internacional por "Parasita" - REUTERS/Mario Anzuoni
Diretor Bong Joon Ho recebe o Oscar de melhor filme internacional por "Parasita" Imagem: REUTERS/Mario Anzuoni

Do UOL, em São Paulo

10/02/2020 00h26

Seguindo todas as expectativas, o sul-coreano "Parasita" levou a estatueta de melhor filme internacional no Oscar, na categoria que antes se chamava melhor filme estrangeiro.

Grande favorito, o filme de Bong Joon Ho superou "Corpus Christi", da Polônia, "Honeyland", da Macedônia, "Dor e Glória", da Espanha e "Os Miseráveis", da França.

Após 92 anos de existência do Oscar, o prêmio faz história para a Coreia do Sul, que nunca havia levado uma estatueta dourada. As únicas outras vezes em que filmes do país receberam quaisquer indicações ao Oscar foram em 2004 e 2014, com os curtas de animação "Birthday Boy" e "Adam and Dog".

"Parasita" é uma comédia dramática em tom satírico sobre uma família sul-coreana à beira da miséria que se infiltra em uma família rica. Quando um dos membros do clã consegue trabalho como professor particular de uma menina milionária, ele passa a indicar seus parentes para trabalhos em outras ocupações na mansão - nem que, para isso, prejudique outras pessoas.

Roberto Sadovski escolheu "Parasita" como o melhor filme de 2019 (ano de produção e estreia). O crítico de cinema do UOL ainda avalia o trabalho do diretor Bong Joon Ho como um dos melhores filmes da década.

Bong Joon-Ho desenvolve o filme perfeito, que desafia gêneros e convenções, e arrasta a plateia consigo para uma experiência que pode ser um espelho, não importa quem esteja assistindo Roberto Sadovski, blogueiro do UOL

Bastante elogiado pela crítica especializada desde as suas primeiras exibições em festivais, "Parasita" estreou comercialmente no Brasil em 7 de novembro de 2019.

Por causa do efeito Oscar, com seis indicações, o filme ganhou uma sobrevida nas salas de cinema e ainda é possível encontrar sessões em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.