Topo

Série 'The Good Doctor' ajudou ator na luta contra doença cerebral do filho

O ator Will Yun Lee em "The Good Doctor" - Divulgação
O ator Will Yun Lee em "The Good Doctor" Imagem: Divulgação

Guilherme Machado

Do UOL, em Vancouver (Canadá)*

30/01/2020 04h00

Em "The Good Doctor", Will Yun Lee interpreta o doutor Alex Park, um ex-policial que decidiu assumir o manto da medicina. Na vida real, o ator teve que lidar muito com hospitais, uma vez que o filho, Cash, de seis anos, tem uma doença rara chamada Doença de Moyamoya, que atinge vasos sanguíneos do cérebro, os bloqueando. O menino teve diversos derrames e o ator e a mulher, a também atriz Jennifer Birmingham, passaram meses em UTIs de hospitais.

O ator conta que a experiência mudou sua visão sobre o universo médico. "Eu acho que essa série é sobre o coração. Para mim, infelizmente e felizmente, meu filho esteve muito doente pelos últimos anos e ficamos muito tempo no mundo hospitalar, vivendo lá por quase um ano. Eu ganhei uma perspectiva diferente, e é meio que o alinha com essa série, é sobre esperança, sobre o que o outro lado, oposto ao doutor, passa, os pacientes", disse ele em um intervalo de gravações nos estúdios do seriado, em Vancouver.

Passar tanto tempo em hospitais acabou afetando a maneira como Lee interpretou seu personagem. Como ele explica, uma "perspectiva diferente". "Também preciso lutar contra os meus sentimentos de empatia de: 'Isso é o que eu faria se fosse um doutor', ao invés de tentar ser verdadeiro ao personagem. Muitas vezes os doutores que estavam lidando com meu filho, comigo e minha esposa eram muito clínicos, frios".

Will Yun Lee e o filho - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Imagem: Instagram/Reprodução

Na frente das câmeras, a maneira com que "The Good Doctor" retrata a medicina também teve impacto na sua vida real. O trato com a doença do filho lhe deu mais esperança.

"Sim, existe outra resposta. Não é só um doutor que pode consertar. Um doutor diz que não é curável, tem outro que diz que é. No subconsciente fez eu e minha mulher lutarmos por outra resposta. Não estou dizendo que o seriado mudou o caminho do nosso filho, mas acho que houve inspiração no quanto lutamos. E com esperança a série mostra: 'Tudo bem lutar'. E o jeito que os pais lutam pelos pacientes, é o que os pais deveriam fazer, é o que pessoas que estão tomando conta de alguém que está no sistema de hospital deveriam fazer, nunca depender da primeira opinião", relata Lee.

Mas atuar em uma série tão próxima de sua realidade também foi complicado para o ator, que via em muitas situações da ficção semelhanças com sua vida. Em um dia, por exemplo, ele levou o filho para conhecer o set de filmagem, e o menino quis fugir, ao associar aquele lugar aos que esteve em tratamento.

"Às vezes foi difícil. Eu lembro desse episódio em particular em que fui até o roteirista e perguntei: 'Como você escreveu essa cena?'. Disse: isso foi palavra por palavra o que eu e minha esposa passamos falando com um doutor. Nós paramos a gravação e tive que sair um pouco", relembra Lee.

Will Yun Lee atuou em diversos filmes, como Elektra, Wolverine: Imortal e Rampage: Destruição Total, tendo também participado de seriados como True Blood e Altered Carbon.

O ator também tem muita gratidão por médicos que cuidaram de seu filho e viu procedimentos que o surpreenderam, e mostraram que os muitos experimentos presentes em "The Good Doctor" estão mais próximos da realidade do que parecem.

"Tem um médico em particular...Aquele doutor é nosso herói, a enfermeira dele foi nosso anjo. Isso é louco, mostra onde a ciência está e porque nosso seriado se aproxima de muitas que para nós podem não parecer reais, mas, por exemplo, o jeito que resolveram o que estava acontecendo com meu filho foi: entraram no cérebro dele com realidade virtual. Tiraram uma foto do cérebro, colocaram óculos de realidade virtual para montar o plano de onde ir no cérebro."

Hoje, o ator conta que o filho está bem e se mostra feliz com o sucesso do seriado: "Nos últimos anos venho de ter feito muitas coisas na TV a cabo e no streaming, essa foi uma mudança grande para mim. É incrível ver o alcance que essa série tem. Muitas pessoas pensam que eu sou o doutor delas, no hospital. Tenho feito isso [ser ator] por 20 anos e é a primeira série em que meus pais realmente acham que realmente tenho um emprego".

"The Good Doctor" é exibida no Brasil pelo Sony Channel, pelo Globoplay e pelo GNT. Na Sony Channel, a segunda temporada da série estreia neste ano.

*O jornalista viajou a convite da Sony Pictures.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior deste texto não informava que "The Good Doctor" também é exibida pelo GNT. A informação foi adicionada.