Topo

Marighella ganha nova data de estreia no Brasil

Wagner Moura, elenco e equipe de "Marighella" posam no tapete vermelho do Festival de Berlim antes de sessão de gala do filme, que faz sua estreia mundial na Alemanha - Andreas Rentz/Getty Images
Wagner Moura, elenco e equipe de "Marighella" posam no tapete vermelho do Festival de Berlim antes de sessão de gala do filme, que faz sua estreia mundial na Alemanha Imagem: Andreas Rentz/Getty Images

Do UOL, em São Palo

16/01/2020 12h49

Depois de ter o lançamento suspenso em setembro do ano passado, a cinebiografia de Marighella, dirigida por Wagner Moura, tem uma nova data oficial para estrear no Brasil: 14 de maio. O anúncio foi feito hoje, pela equipe do filme.

Estrelad\ por Seu Jorge, a produção até então não tinha uma previsão de lançamento desde o problema com a Agência Nacional de Cinema (Ancine). No fim do último ano, a O2 Filmes, responsável pelo longa, divulgou uma nota informando que não tinha conseguido exercer "todos os trâmites" exigidos.

Além disso, a produtora também já havia recebido uma negativa da Ancine relativa a um pedido de reembolso no valor de R$ 1 milhão. A ideia era ter lançado Marighella no último 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Em entrevista à coluna de Leonardo Sakamoto, no UOL, Wagner Moura afirmou que o filme foi censurado pela Agência Nacional de Cinema [Ancine].

"A Ancine censurou o filme. É uma censura diferente, que usa instrumentos burocráticos para dificultar produções das quais o governo discorda. Não tenho a menor dúvida de que 'Marighella' não estreou ainda por uma questão política", disse.

Ainda no ano passado, o filme ganhou uma sessão de gala na 69ª edição do Festival de Berlim, um dos mais importantes do cinema mundial. Além da Alemanha, Marighella também passou por Goa, na Índia, e Bari, na Itália. Depois da estreia fora do Brasil, a Paris Filmes passou a ser cobrada para lançar a produção em circuito comercial.

A cinebiografia dirigida por Wagner Moura relata os últimos anos de vida de Carlos Marighella, guerrilheiro responsável por um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar brasileira.