Topo

Como assistir ao documentário brasileiro indicado ao Oscar

Posse da presidente Dilma, um dos momentos retratados em Democracia em Vertigem - Divulgação/Netlfix
Posse da presidente Dilma, um dos momentos retratados em Democracia em Vertigem Imagem: Divulgação/Netlfix

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

13/01/2020 10h52

Democracia em Vertigem, de Petra Costa, foi indicado ao Oscar de melhor documentário. O filme retrata o impeachment da presidente Dilma Rousseff e tem início no primeiro mandato do presidente Lula, em 2003. Mas afinal, como assistir ao filme que representará o Brasil no dia 9 de fevereiro?

O filme é distribuído pela Netflix, portanto, está na plataforma desde sua estreia, em 19 de junho de 2019, e pode ser visto pelos assinantes do serviço de streaming.

O filme teve estreia no Festival de Sundance, em janeiro de 2019, e chamou atenção da crítica e imprensa especializada pelo circuito de festivais nos quais foi exibido. O documentário já vinha surgindo como nome forte nas premiações. Ele foi indicado ao Critics' Choice Documentary Awards, ao Gotham Awards e ao IDA Documentary Awards.

Além de Democracia em Vertigem, o filme Os Dois Papas, também da Netflix, é dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles e foi indicado nas categorias de melhor ator, melhor ator coadjuvante e melhor roteiro adaptado.

Relembre a lista de filmes brasileiros que já concorreram ao Oscar.

Assista ao trailer de Democracia em Vertigem