Topo

Reparou no diretor? 5 curiosidades de Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Cena do filme "Homem-Aranha: De Volta ao Lar" - Reprodução/YouTube
Cena do filme "Homem-Aranha: De Volta ao Lar"
Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

13/01/2020 19h49

Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017) é o filme escolhido para a Tela Quente de hoje, e marca o primeiro trabalho solo de Tom Holland como o amado herói da Marvel.

Porém, o filme ainda guarda muitos detalhes que podem ter passado despercebido após tanto tempo. Veja abaixo 5 curiosidades sobre o filme do Aranha no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU).

Eu conheço esse diretor....

O ator  Kenneth Choi como o diretor da escola de Peter Parker em Homem-Aranha: De Volta ao Lar - Reprodução - Reprodução
O ator Kenneth Choi como o diretor da escola de Peter Parker em Homem-Aranha: De Volta ao Lar
Imagem: Reprodução

Kenneth Choi interpreta o diretor Morita no filme do Cabeça de Teia. Acontece que o mesmo ator viveu o comandante Jim Morita em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011). Na sala do diretor, é possível ver fotos do Comando Selvagem, mostrando que os personagens eram parentes — no caso, avô e neto.

Miles vem aí (em algum momento?)

Donald Glover em "Homem-Aranha: De Volta ao Lar" - Divulgação - Divulgação
Donald Glover em "Homem-Aranha: De Volta ao Lar"
Imagem: Divulgação

A participação de Donald Glover é pequena no filme, mas pode ter dado uma dica certa sobre o futuro do Universo Cinematográfico da Marvel, que chega agora para a Fase 4. Ele vive Aaron Davis, também conhecido no mundo dos quadrinhos como Gatuno. Nos quadrinhos, o vilão é tio de Miles Morales, o garoto que também adquire os poderes do Homem-Aranha. E não é que no filme Aaron revela que tem um sobrinho por aí em De Volta ao Lar?

A voz de Karen

Paul Bettany e Jennifer Connelly - Getty Images - Getty Images
Paul Bettany e Jennifer Connelly
Imagem: Getty Images

Jennifer Connelly é a responsável por dublar o computador Karen, que fala com Peter e dá dicas sobre o traje tecnológico feito por Tony Stark. O marido da atriz, Paul Bettany, dublou o programa J.A.R.V.I.S em Homem de Ferro e depois ainda virou o Visão no MCU. Connely já tinha trabalhado anteriormente em um filme da Marvel, Hulk (2003), protagonizado por Eric Bana, antes do Universo Marvel existir.

Repare na placa do carro

Capa do quadrinho com a primeira aparição do Homem-Aranha - Reprodução - Reprodução
Capa do quadrinho com a primeira aparição do Homem-Aranha
Imagem: Reprodução

A Tia May tem um carro cuja placa é AMF-1562. Deu para entender a referência? Olha só: AMF vem de Amazing Fantasy — o nome do quadrinho que marcou a estreia do Aranha, que aconteceu justamente edição 15 e no ano de 1962.

Participação de Stan Lee

Stan Lee diante de quadro com suas criações - Mat Szwajkos/Getty Images - Mat Szwajkos/Getty Images
Imagem: Mat Szwajkos/Getty Images

O mestre da Marvel Comics, que morreu em novembro de 2018, tem uma ótima participação no filme, em que ele aparece na janela reclamando das crianças e cumprimentando as vizinhas. Segundo o diretor James Gunn, o quadrinista gravou quatro aparições nos filmes do MCU no mesmo dia: De Volta ao Lar, Doutor Estranho, Guardiões da Galáxia Vol. 2 e, aparentemente, Thor: Ragnarok.