Topo

The Outsider: 4 motivos para dar uma chance à série baseada em Stephen King

Ben Mendelsohn investiga crime misterioso em The Outsider, da HBO - Divulgação
Ben Mendelsohn investiga crime misterioso em The Outsider, da HBO Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

12/01/2020 04h00

Quase um True Detective com toques sobrenaturais. A julgar pelo primeiro episódio, é isso o que você pode esperar de The Outsider, série da HBO que estreia neste domingo, às 23h, prometendo agradar aos fãs de mistérios —sejam eles deste mundo, ou não. A história, afinal, é adaptada de um livro de Stephen King, o que significa que ela não gira em torno de um crime comum.

The Outsider se passa em uma pequena cidade dos Estados Unidos, onde um garoto de 11 anos é brutalmente assassinado. Com uma enxurrada de evidências, o detetive Ralph Anderson (Ben Mendelsohn) prende o treinador de beisebol Terry Maitland (Jason Bateman), mas é surpreendido ao receber uma prova incontestável de que ele estava em um outro lugar, a mais de 100 km de distância, na hora do crime.

O episódio de estreia da série, ao qual o UOL já assistiu, não vai muito além, mas lança as bases para um mistério que promete instigar. Abaixo, listamos quatro motivos para você dar uma chance à nova produção. Ah, sim, sem spoilers.

The Outsider, da HBO, estreia em janeiro de 2020 - Reprodução  - Reprodução
Jason Bateman é um homem que está em dois lugares ao mesmo tempo na série
Imagem: Reprodução

Série de crime à la HBO

O componente sobrenatural é importante em The Outsider, mas, no fim das contas, a série é uma superprodução sobre crimes daquelas que a HBO sabe fazer como ninguém. Ela carrega o ar cru e realista de outras tramas similares da casa, sob a assinatura de um de seus autores assíduos: Richard Price, roteirista por trás de produções como The Wire, The Deuce e The Night Of.

Mistério intrigante

Uma pessoa, afinal, consegue estar em dois lugares ao mesmo tempo? A questão vai permear os dez episódios de The Outsider, colocando à prova não só o sistema de investigação da polícia como a própria fé do detetive Anderson, que se torna um recurso importante quando tantas provas materiais começam a conflitar.

A dúvida central da série abre, ainda, outras frentes instigantes: Maitland pode ser realmente inocente, mas o que será de sua reputação em um caso que parece pronto para ser mastigado pela mídia sensacionalista? E a quem Anderson e a promotoria irão recorrer para encontrar o verdadeiro culpado? Haverá mais vítimas?

Talentos de primeira

Sob a chancela da HBO, The Outsider conseguiu reunir um elenco de alto nível, a começar por Ben Mendelsohn, ótimo no papel do detetive perturbado pela sua investigação. Jason Bateman também entrega uma performance intensa como o homem que está (ou não?) em dois lugares ao mesmo —e aproveita para mostrar suas habilidades atrás das câmeras ao assinar a direção dos dois primeiros episódios. Ele, vale lembrar, recebeu o Emmy de melhor diretor por Ozark, no ano passado.

Completa ainda o time de protagonistas da série a atriz Cynthia Erivo, que acabou de disputar o Globo de Ouro por sua atuação no filme Harriet, a história da ex-escrava americana Harriet Tubnam.

Mais de Stephen King

Para os fãs de King, The Outsider é um prato cheio em meio ao mar de adaptações que vieram às telas nos últimos anos, como It - A Coisa, Doutor Sono e Castle Rock. A série é baseada em um dos livros mais recentes do autor, publicado em 2018, e aposta bastante na construção de tensão que marca suas obras.