PUBLICIDADE
Topo

Fernando Meirelles diz que Bolsonaro "está destruindo" o cinema nacional

Fernando Meirelles - Mathilde Missioneiro/Folhapress
Fernando Meirelles Imagem: Mathilde Missioneiro/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

23/12/2019 12h09

Resumo da notícia

  • Fernando Meirelles criticou a administração Bolsonaro em suas políticas culturais
  • "Para o cinema brasileiro, é um momento duro. Ele [Bolsonaro] está destruindo tudo o que construímos", lamentou.

Fernando Meirelles foi um dos convidados da tradicional mesa redonda da revista The Hollywood Reporter com diretores de filmes cotados ao Oscar. O brasileiro foi perguntado sobre o "ambiente político reacionário" no Brasil sob a gestão do presidente Jair Bolsonaro.

"Para o cinema brasileiro, é um momento duro. Ele [Bolsonaro] está destruindo tudo o que construímos", lamentou o cineasta. Meirelles frisou que, nas últimas décadas, o país passou por um boom de produção cinematográfica.

"Nos anos 1990, antes de filmarmos Cidade de Deus, estávamos fazendo nove filmes por ano; no ano passado, foram 150", citou. "Agora, Bolsonaro está bloqueando tudo. Tem sido difícil".

O diretor, que já assinou diversos filmes em Hollywood, ainda disse que jamais dexiaria o Brasil para se mudar para os EUA.

"Eu tenho raízes muito profundas no meu país, e eu amo dirigir em português. Eu entendo inglês, mas não sinto, sabe? Se você diz 'mango tree' em inglês, para mim é só uma árvore. Em português, 'mangueira' tem outros significados afetivos para mim", comentou.

Meirelles é cotado para a temporada de premiações de 2020 com Dois Papas, filme lançado pela Netflix recentemente.

Filmes e séries