Por que Anne With An E poderia continuar após a 3ª temporada, mas não vai
Anne de Green Gables se prepara para a despedida de sua legião de fãs em 3 de janeiro. É nessa data, logo no comecinho de 2020, que a terceira e última temporada da série Anne With An E chega ao mundo pela Netflix.
O anúncio de que esse seria o desfecho da adaptação da clássica série de livros da autora Lucy Maud Montgomery para a TV causou comoção geral. Afinal, se a história da ruivinha sardenta continua no papel, porque não seguir também nas telas?
O que vimos na série?
Na primeira temporada, a história começa com a chegada da menina Anne por engano à fazenda dos irmãos Cuthbert. Eles, que queriam adotar uma criança do sexo masculino, acabam ficando com a carismática órfã de 11 anos.
A história que se segue na segunda e na terceira temporada (já exibida no Canadá entre setembro e novembro) é adaptada de Anne de Green Gables (1908) e Anne de Avonlea (1909), os livros 1 e 2 de uma coleção de 8.
Na série, a terceira temporada começa com a comemoração do aniversário de 16 anos de Anne e contempla a adolescência da personagem. Nos livros, publicados originalmente entre 1908 e 1921, ela chega à vida adulta, se casa, tem filhos, e vive muitas outras aventuras que também poderiam ser adaptadas para a tela, mas não serão.
O que diz a Netflix?
Anne With An E é uma produção original da rede canadense CBC, mas foi comprada pela Netflix que a distribui globalmente. Por isso, a decisão de não continuar com a série após a terceira temporada foi feita em comum acordo entre as duas empresas. Junto com o anúncio da terceira temporada e de que ela seria última, um comunicado oficial foi divulgado.
"Foi empolgante trazer a história de Anne With an E para todas as pessoas ao redor do mundo. Somos gratos às produtoras Moira Walley-Beckett e Miranda de Pencier e ao talentoso elenco e equipe pelo incrível trabalho de apresentar a história de Anne para novas gerações. Esperamos que os fãs da série amem a última temporada assim como nós amamos, e que ela traga uma conclusão satisfatória à trajetória de Anne", diz a nota assinada em conjunto.
O que diz a criadora?
Moira Walley-Beckett, criadora da série, não conseguiu esconder que ficou chateada com o cancelamento. Ainda assim, tentou consolar os fãs que fizeram coro para que Anne With An E continuasse sendo produzida.
"Triste, mas verdadeiro", escreveu Moira sobre o anúncio do cancelamento. "Eles acham que essa temporada é brilhante e espero que vocês concordem. Obrigada por amarem a minha série o tanto quanto eu a amo. Vocês serão para sempre minhas almas gêmeas."
Bombardeada por comentários pedindo a renovação da série, Moira falou um pouco mais sobre a decisão de não continuar com a série, que não partiu dela.
"Arte e comércio não formam um casamento perfeito. E foi isso o que aconteceu. É impossível argumentar com palavras como economia, algoritmos, demografia, etc. Mas essas palavras e outras similares são a razão pela qual as emissoras não querem continuar. E nós não achamos outro investidor em lugar algum", explicou a criadora, que também é produtora executiva. Ela também admitiu que houve uma tentativa de ao menos fazer um filme para encerrar a jornada de Anne, mas que não foi possível.
Por favor, saibam que nós lutamos muito também. Tentamos fazê-los mudar de ideia, tentamos achar uma nova casa, tentamos um filme final. Fizemos o nosso melhor.
Como superar o fim de Anne With An E?
Tire o tempo que você usaria para maratonar as próximas temporadas e leia os livros. Como Lucy Maud Montgomery morreu em 1942, suas obras já estão em domínio público. Portanto, você pode achar a coleção de Anne With An E sob o selo de várias editoras e com preços variados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.