Topo

Quem vive, quem morre: Os spoilers de Star Wars - A Ascensão Skywalker

A princesa Leia abraça Rey em Star Wars - A Ascensão Skywalker - Divulgação
A princesa Leia abraça Rey em Star Wars - A Ascensão Skywalker Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/12/2019 12h38

Star Wars - A Ascensão Skywalker, vai encerrar um ciclo de nove episódios no cinema —fora todas as séries, filmes e desenhos derivados— e tem muita gente morrendo de vontade de saber o que vai acontecer com Rey, Finn, Poe e companhia. Por isso, reunimos aqui os principais spoilers do filme para aqueles que não se aguentam de curiosidade.

Vale, claro, um alerta: em hipótese alguma você deve discutir o que acontece no filme com quem quer entrar no cinema e ter uma experiência virgem. Estragar a sessão dos colegas é MUITO FEIO! Não conte nada a quem não quer saber.

Então, se você não quer saber nada do que acontece em Ascensão Skywalker, obrigado pela audiência e adeus. Se você quer mesmo saber tudo que acontece no filme, vem com a gente!

.

.

.

Ainda aqui?

.

.

.

Última chance

.

.

.

.

SPOILERS DE ASCENSÃO SKYWALKER ABAIXO

Palpatine é avô de Rey

Não, você não leu errado. Finalmente descobrimos a origem de Rey: seu pai era filho do Imperador, que havia sido dado como morto ao fim de O Retorno de Jedi (1983). Os pais de Rey se recusaram a entregá-la a Palpatine, que queria usar os poderes da neta, e acabaram mortos por isso. O filme, porém, não explica como ele ressurgiu — você vai ter que se contentar com fanfics e teorias.

Rey crava um sabre em Kylo Ren, mas se arrepende e o salva

Em uma das cenas mais intensas do filme, Rey e Kylo Ren lutam nos destroços da Estrela da Morte. Em certo momento, ele é contatado pela mãe, Leia, e se distrai, deixando cair seu sabre de luz. Rey pega o sabre do rival e o atinge na barriga. Ao ver o que fez, no entanto, ela se arrepende e usa a Força para salvar Kylo, indo embora logo depois.

Leia morre

Da base da resistência, a General usa suas últimas forças para contatar o filho. O esforço é tão grande que ela morre logo em seguida, em uma das cenas mais emocionantes do filme (desafiamos você a não chorar junto com R2-D2).

Han volta (mais ou menos) e Kylo abandona o lado sombrio

Após ser salvo por Rey, Kylo vê seu pai, Han Solo (a quem havia matado no fim de Despertar da Força, de 2015), que pede para ele voltar para casa. Kylo então diz que sabe o que tem que ser feito e lança seu sabre no mar, cortando de vez seus elos com o lado sombrio e voltando a assumir a identidade de Ben Solo.

Rey enfrenta Palpatine - e ganha

Rey chega a Exegol, a terra onde Palpatine está escondido, para confrontar o vilão. O Imperador tenta convencer a neta a matá-lo para se tornar imperatriz dos Sith e, assim, conter o ataque contra a Resistência. Rey quase cede, mas a chegada providencial de Kylo/Ben ganha tempo para ela. Os dois ficam diante de Palpatine, que explica que eles formam uma díade na Força e toma para si a energia dos dois jovens, se fortalecendo. Rey e Ben ficam desacordados. O rapaz tenta se levantar e é jogado longe por Palpatine. Rey então tenta invocar os Jedi passados e começa a ouvir suas vozes, incluindo as de Yoda, Luke e Obi Wan Kenobi. Ela se levanta e enfrenta Palpatine com dois sabres de luz, conseguindo derrotá-lo.

Rey morre, mas Ben se sacrifica e ela ressuscita

Após os esforços para derrotar Palpatine, Rey cai no chão, morta. Ben então usa a força para ressuscitá-la, mas isso custa sua própria vida.

A Resistência ganha

Mas isso você já esperava, né?

Rey assume o sobrenome Skywalker

Ela assume o nome dos mentores Luke e Leia e enterra os sabres dos dois no deserto.

Não, Finn e Poe não são um casal

Se você shippava os personagens de John Boyega e Oscar Isaac, pode tirar o cavalinho da chuva de asteroides. Os dois não se pegam no filme, que tem, sim, um beijo gay.

E o Baby Yoda, ele aparece?

Essa dose de fofura o JJ Abrams ficou devendo e o novo personagem mais amado da saga não aparece no filme.