Topo

Sequência de luzes piscantes em novo Star Wars pode causar convulsões

Cena de Star Wars: A Ascensão SkyWalker - Divulgação
Cena de Star Wars: A Ascensão SkyWalker Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/12/2019 15h44

A Disney emitiu um aviso incomum para os proprietários de cinema em todo o mundo, solicitando que alertassem os espectadores de que certas sequências visuais de luzes piscantes em Star Wars: A Ascensão SkyWalker podem afetar pessoas com epilepsia fotossensível, segundo o The Hollywood Reporter.

O estúdio também está trabalhando com a Epilepsy Foundation para divulgar a notícia antes da estreia do filme, em duas semanas. Ao mesmo tempo, a Disney enviou uma carta aos cinemas de todo o mundo:

"Com muita cautela, recomendamos que você forneça nas bilheterias e online, e em outros locais apropriados onde seus clientes irão ver, um aviso contendo as seguintes informações: Star Wars: A Ascensão SkyWalker contém várias sequências com imagens e luzes intermitentes que podem afetar aqueles que são suscetíveis à epilepsia fotossensível ou que têm outras fotossensibilidades", diz o comunicado.

Para cerca de 3% das pessoas com epilepsia, a exposição a luzes piscantes em determinadas intensidades ou com certos padrões visuais pode desencadear convulsões. Essa condição é conhecida como epilepsia fotossensível. Luzes piscantes também podem desencadear enxaquecas naqueles que são fotossensíveis.

A Disney não está dando detalhes sobre as sequências em questão, de acordo com o Hollywood Reporter.

Em 2018, a Disney foi criticada após postagens nas redes sociais levantarem preocupação sobre estroboscópios e luzes piscantes em Os Incríveis 2, da Pixar, e seu potencial para desencadear convulsões ou enxaquecas. A Epilepsy Foundation postou um comunicado durante o fim de semana de estreia do filme e pediu à Disney que fizesse o mesmo (o que o estúdio fez posteriormente).

O sexto episódio de Watchmen, da HBO, teve um aviso semelhante divulgado recentemente: "Este episódio contém cenas com um efeito estroboscópico que podem afetar os espectadores fotossensíveis".

Star Wars: A Ascensão SkyWalker estreia no Brasil em 19 de dezembro.