Topo

Obra completa de Clarice Lispector é reeditada em comemoração de centenário

Uma das fotos de Clarice Lispector que serão usadas nas novas edições - Divulgação
Uma das fotos de Clarice Lispector que serão usadas nas novas edições Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/11/2019 11h35

Resumo da notícia

  • Clarice Lispector comemoraria 100 anos de idade em dezembro de 2020
  • A editora Rocco vai relançar a obra completa da cantora em novas edições
  • Capas trazem quadros pintados por Lispector, e livros têm posfácios de especialistas
  • Próprio filho da autora, Paulo Gurgel Valente, escreverá sobre seu último livro, A Hora da Estrela

Marcando o centenário da escritora brasileira Clarice Lispector, que será comemorado em dezembro de 2020, a editora Rocco vai lançar, ainda este ano, novas edições de suas obras, que contarão com capas e conteúdo extra inéditos.

Os livros serão lançados a partir de novembro, iniciando com publicações da escritora datadas da década de 1940: Perto do Coração Selvagem (1943), O Lustre (1946) e A Cidade Sitiada (1949).

Capa livro Clarice - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Assinado pelo premiado designer Victor Burton, o novo projeto gráfico dos livros traz nas capas recortes de telas feitas por Clarice, que pintou 22 quadros ao longo de sua vida.

Na orelha dos títulos, o leitor encontrará a íntegra da tela retratada na capa, como a obra sem título que ilustra o seu romance de estreia, Perto do Coração Selvagem, e pertence ao acervo da escritora Nélida Piñon.

Na contracapa, a foto de Clarice corresponderá à década em que cada livro foi publicado originalmente. Para além das capas, os livros ganham renovação do conteúdo editorial com posfácios escritos por grandes especialistas da literatura de Clarice.

Os nomes incluem Nádia Battella Gotlib, Clarisse Fukelman, Benjamin Moser, Aparecida Maria Nunes, Ricardo Iannace, Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz, Teresa Montero, Arnaldo Franco Junior e próprio filho da autora, Paulo Gurgel Valente, que escreverá sobre seu último livro, A Hora da Estrela.

O cineasta Luiz Fernando Carvalho, que está dirigindo nova adaptação da obra de Clarice (A Paixão Segundo G.H.), com estreia marcada para 2020, também assina um dos textos finais.