Topo

Jane Fonda é presa pela 2ª semana seguida, ao lado de colega de Grace and Frankie

Jane Fonda (no centro, com o cartaz) e Sam Waterston (à esquerda, de vermelho) protestam no Capitólio - Getty Images
Jane Fonda (no centro, com o cartaz) e Sam Waterston (à esquerda, de vermelho) protestam no Capitólio Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/10/2019 15h45

Jane Fonda foi presa novamente ao participar de um protesto em frente ao prédio do Capitólio, na capitão norte-americana de Washington. Na semana passada, a estrela já havia sido detida em um ato semelhante.

Desta vez, no entanto, Fonda estava acompanhada de um colega do elenco da série Grace and Frankie, da Netflix. Sam Waterston, que vive Sol na comédia e também é conhecido pelo papel em Law & Order, foi preso ao lado da amiga no protesto.

Segundo declaração da porta-voz do Capitólio para o The Hollywood Reporter, as acusações contra Fonda, Waterston e os outros 15 indivíduos detidos hoje são as mesmas da semana passada: "aglomeração, obstrução e importunação".

Os atores estavam protestando ao lado do grupo Oil Change International, exigindo mudanças nas políticas norte-americanas de preservação do meio-ambiente. Fonda prometeu comparecer todas as sextas-feiras ao Capitólio até que atitudes sejam tomadas pelo governo.

Jane Fonda em foto tirada na ocasião em que foi presa, em 1970 - Reprodução - Reprodução
Jane Fonda em foto tirada na ocasião em que foi presa, em 1970
Imagem: Reprodução

Fonda na cadeia

A atriz nova-iorquina, que já venceu dois Oscar, tem um histórico de ativismo. Em novembro de 1970, ela foi presa em um aeroporto de Cleveland, nos EUA, enquanto voltava de protestos anti-Guerra do Vietnã.

A acusação contra Fonda na época foi de tráfico de drogas, mas testes nas pílulas encontradas em sua mala comprovaram que elas eram apenas vitaminas. Na época, Fonda disse que os policiais que a prenderam disseram estar agindo "sob ordens da Casa Branca de Richard Nixon".

A foto de Fonda na cadeia, com o punho erguido, se tornou uma das imagens mais conhecidas e reproduzidas de sua vida pública.