Topo

Rapper, atriz, fotógrafa: O que você precisa saber sobre Little Simz, que vem ao Brasil

A rapper Little Simz durante apresentação em Londres - Getty Images
A rapper Little Simz durante apresentação em Londres Imagem: Getty Images

Liv Brandão

Colaboração para o UOL

17/10/2019 04h00

Um dos novos nomes para se ficar de olho no hip-hop, a rapper inglesa nasceu Simbiatu Abisola Abiola Ajikawo e é conhecida pelos mais íntimos como Simbi. De origem iorubá (seus pais têm ascendência nigeriana), Little Simz começou na música aos 15 anos, lançando uma série de cinco EPs e quatro mixtapes.

Além disso, aos 25 anos, acumula três elogiadíssimos álbuns de estúdio, todos lançados de forma independente. Este ano, faz sua estreia em palcos brasileiros com um show no Popload Festival, no dia 15 de novembro, em São Paulo. A seguir, tudo o que você precisa saber sobre a revelação do rap que vem ao Brasil

A música de Little Simz

Ela se define como rap e experimental, e seu flow certeiro chama atenção. Seu primeiro disco, A Curious Tale of Trials and Persons, saiu em 2015. Ela passou com louvor na prova de fogo do segundo disco, Stillness in Wonderland, de 2016. Inspirado por Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, o álbum saiu acompanhado de revista em quadrinhos, exposição e um festival. Neste 2019, lançou Grey Area, considerado um dos discos do ano pela crítica inglesa, tendo ficado em primeiro lugar na parada hip-hop britânica.

As parcerias de Little Simz

Em tempos de feat., a rapper inglesa também faz suas colaborações. Nomes como o hypado trio canadense de jazz-eletrônico BADBADNOTGOOD, o cantor inglês Michael Kiwanuka e a banda sueca de trip-hop Little Dragon já gravaram faixas de seus discos.

Isso sem falar que ela abriu a turnê dos Gorillaz, com quem gravou Garage Palace, do álbum Humanz, de 2017, além de shows da diva do R&B Lauryn Hill.

Fãs famosos

Parcerias à parte, Simbi também já chamou atenção de Kendrick Lamar, que a considera a coisa mais legal surgida no rap nos últimos tempos. Snoop Dogg incluiu suas faixas na playlist Underground Heat e ela já apareceu no site Life+Times, que tem curadoria de Jay Z.

Little Simz também é atriz

Ao mesmo tempo em que começava uma carreira na música, Little Simz também se jogava na TV. Seu primeiro papel foi na série infantil da BBC Spirit Warriors, em 2010, quando ela ainda assinava Lil Simz. Em 2013, participou de Youngers, outra série da TV britânica.

Desde 2019 ela atua no retorno da série Top Boy, salva pela Netflix e pelo rapper canadense Drake. Na nova temporada, ela vive Shelley, uma mãe-solo. Em entrevistas, a rapper-atriz comemorou a volta da série, exibida inicialmente em 2011 e tirada do ar após duas temporadas, por mostrar a realidade que jovens negros como ela vivem.

E ela chegou a fazer testes para o papel de Shuri, a princesa de Wakanda no aclamado Pantera Negra. Letitia Wright, que acabou ficando com o papel, é uma de suas melhores amigas. "Foi uma vitória para mim do mesmo jeito", disse, em entrevista ao jornal The Guardian.

E ela também fotografa

Por falar nisso? Letitia estampa a capa do single Selfish, que acumula mais de 7 milhões de audições no Spotify. A fotografia de Letitia foi feita pela própria Simbi, que começou a fotografar por hobby durante o tempo na estrada e tem se dedicado cada vez mais à fotografia em preto e branco.

Grandes marcos

Neste ano, Little Simz fez elogiadas apresentações no Coachella e Glastonbury, dois dos maiores festivais de música do mundo. Ela também concorreu ao Mercury Prize, um dos mais importantes prêmios da música britânica, por Grey Area.

POPLOAD FESTIVAL 2019

Com shows de Patti Smith, The Raconteurs, Hot Chip, Tove Lo, Cansei de Ser Sexy, Little Simz, Khruangbin, Boy Pablo, Luedji Luna e o bloco Ilê Aiyê
Quando: 15 de novembro
Onde: Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo)
Horários: Abertura dos portões às 10h; início dos shows às 10h45
Ingressos: pista R$ 580 (inteira), pista premium R$ 800 (inteira)
Onde comprar: www.ticketload.com e bilheteria do Unimed Hall