Topo

Rock in Rio: Elza Soares diz que "não sabemos votar" e grita contra o machismo

Elza Soares diz que povo não sabe votar e público xinga Bolsonaro

UOL Entretenimento

Leonardo Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/09/2019 17h53

Elza Soares comandou aquele que pode ser considerado o show com o tom mais político do Rock in Rio 2019, até o momento. A cantora de 82 anos não poupou frases contra o racismo e a violência contra a mulher, pediu o povo nas ruas e disse que os brasileiros precisam aprender a votar.

Enquanto se apresentava no palco Sunset com seus convidados, Elza fez várias intervenções, com falas em defesa das mulheres, dos negros e contra os machistas.

"Esse povo sofrido, que sonha com um lugar melhor para viver. Sonha, mas é preciso acordar, minha gente! Lutar! Gritar, ir para as ruas, aprender a votar! Nós não sabemos. Vamos para as ruas, vamos buscar os nossos direitos. Esse Rio de Janeiro acabado, esse Rio de Janeiro completamente distorcido. Cadê o povo? Cadê a voz da gente? Cadê as mulheres? Somos faladeiras, vamos falar até não aguentar mais", declarou Elza Soares no palco.

Mensagens do público no show de Elza Soares - BRUNA PRADO/UOL - BRUNA PRADO/UOL
Público exibe mensagens de protesto contra a violência, durante show de Elza Soares
Imagem: BRUNA PRADO/UOL

Após o discurso, o público gritou contra o presidente Jair Bolsonaro: "Ei Bolsonaro, vai tomar no c*".

Antes de cantar com a convidada Kell Smith, na música Maria da Vila Matilde, Elza Soares também chamou as mulheres para gritar contra o machismo.

"Mulheres, a história agora é outra. Gemer, só de prazer. Chega de sofrer calada! Denuncie, por favor. É 180 [telefone para a Central de Atendimento à Mulher] neles! Machistas não passarão! E não é não", disse a cantora, antes de puxar um coro de "Não é não".

Os convidados de Elza

Foram várias participações de convidados. Com Jéssica Ellen, Elza cantou A Carne. Com As Bahias e a Cozinha Mineira, a cantora apresentou Se acaso você chegasse e gritou "viva as travestis!".

Outro convidado, Edgar subiu ao palco para cantar Blá Blá Blá e iniciou sua participação dizendo: "o futuro é um presidente com medo de nós".
Elza Soares se despediu cantando Volta por Cima com todos os convidados no palco.

Hoje é o terceiro dia de Rock in Rio 2019, e as atrações no palco Mundo são Ivete Sangalo, Goo Goo Dolls, Dave Matthews Band e Bon Jovi. No palco Sunset, Plutão Já Foi Planeta e Mahmundi, Elza Soares e convidadas, Iza & Alcione e Jessie J agitam a galera. O festival retorna na quinta-feira (3 de outubro), com programação até o dia 6. São 14 horas de shows por dia, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, com nove palcos e espaços, além da programação nas arenas.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior do texto informava equivocadamente que o nome da música é Maria da Vila Madalena. O correto é Maria da Vila Matilde. O texto foi corrigido.