Topo

Polanski falta a estreia de seu filme por conta de mandado de prisão

O cineasta Roman Polanski - Getty Images
O cineasta Roman Polanski Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/08/2019 11h00

O diretor Roman Polanski não pôde comparecer à estreia de seu próprio filme por conta de um mandado de prisão. O longa An Officer and a Spy, do vencedor do Oscar, foi exibido no Festival de Veneza, na Itália, mas sem a presença do responsável por ele.

Aos 86 anos, Polanski ainda é foragido da justiça dos Estados Unidos, por ter deixado o país em 1977, por conta de um caso de abuso sexual. Assim, ele não pode deixar a França, onde vive hoje, e não pôde participar do evento em Veneza.

A própria decisão do Festival de Veneza foi considerada polêmica e recebeu críticas, sob acusações de celebrar um diretor que é suspeito de drogar e estuprar uma menina de 13 anos.

Polanski se declarou culpado por outro caso, de menor impacto, mas deixou os Estados Unidos antes da sentença.

Lucrezia Martel, que presidiu o júri do Festival de Veneza deste ano, diz que não celebra Polanski, mas que acha que o filme tem méritos.

Produtor do longa, Luca Barbareschi fugiu do tema em coletiva: "Isso aqui não é um tribunal, é um maravilhoso festival".

O filme, com elementos de thriller e de drama, é baseado na história do militar francês Alfred Dreyfus, judeu, que em 1895 foi preso e condenado à morte sob acusações falsas.

O filme foi bem avaliado pelos presentes e foi ovacionado pelo público hoje, em Veneza.