Topo

Pop


10 anos depois, revista revela bastidores da polêmica entre Kanye West e Taylor Swift no VMA

Kanye West e Taylor Swift no VMA 2009 - Getty Images
Kanye West e Taylor Swift no VMA 2009 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/08/2019 13h55

O ano era 2009. Taylor Swift ganhava o prêmio de Melhor Vídeo Feminino com You Belong With Me. Assim que subiu ao palco para os agradecimentos, a cantora foi interrompida por Kanye West, dizendo que o troféu deveria ser dado a Beyoncé.

A polêmica rendeu milhares de manchetes e uma rixa entre os artistas, que existe até hoje. Beyoncé, na época, ao subir no palco para receber o prêmio por Vídeo do Ano, convidou Taylor Swift para se juntar a ela e ter o seu momento.

Mas o que aconteceu nos bastidores? 10 anos após um dos momentos mais marcantes do pop, a revista Billboard revelou como foram os acontecimentos por trás das cortinas.

Kanye West: garrafa de conhaque, posição improvisada e discussão com Pink

Segundo a publicação, Kanye West chegou ao tapete vermelho do evento com uma garrafa de conhaque nas mãos e disse "estar vivendo o melhor da sua vida", quanto questionado pelos jornalistas presentes.

Gregg DeGuire/FilmMagic
Imagem: Gregg DeGuire/FilmMagic

Na premiação, o rapper se sentou na primeira fileira, embora essa não tenha sido a demarcação feita pelos organizadores do VMA, que o deixaram na oitava fila - o que foi checado pelos produtos posteriormente.

O rapper foi passado para frente após os produtores perceberem que não havia homens suficiente para os momentos de corte de câmera e transferiram o artista na última hora para a primeira fileira. Não havia seguranças próximos ao palco devido à preocupação da produção com a transmissão ao vivo.

"Várias pessoas estavam realmente nervosas e queriam tirá-lo do palco, mas como fazer isso?", questionou-se Hamish Hamilton , diretor do VMA naquele ano.

Hamish diz ainda que, durante o intervalo, a cantora Pink se levantou até Kanye West e apontou o dedo na cara do cantor.

Taylor Swift: choro, apoio de Beyoncé e retorno ao palco

Jeff Kravitz/FilmMagic
Imagem: Jeff Kravitz/FilmMagic

Após a confusão, Taylor voltaria ao palco para uma performance. No entanto, a realidade é que a cantora estava nos bastidores, aos prantos, acompanhada da sua mãe.

"Eu me desculpei, afirmando que não sabia de nada", disse Van Toffler, presidente da Viacom e o contato mais próximo de Swift no momento.

Enquanto ele conversava com Taylor, outro executivo pedia para Kanye se retirar do local e o rapper parceria chocado.

E não era só a voz de Lover que estava chorando. Van Toffler encontrou Beyoncé no mesmo estado, dizendo: "me sinto mal por ela".

"Foi quando deu um clique na minha cabeça, e talvez na dela, sobre potencialmente fechar o ciclo daquela noite. Em certo momento, deixei ela saber que provavelmente subiria ao palco ao final para um prêmio. E não seria legal se Taylor voltasse para ter o momento dela? Normalmente eu não diria nada, mas eu tinha duas artistas chorando".

Mais Pop