Topo

Lady Gaga é acusada de plágio em Shallow e pode enfrentar processo milionário

Lady Gaga admira o Oscar que ganhou de melhor canção por Shallow, de Nasce Uma Estrela - Frazer Harrison/Getty Images
Lady Gaga admira o Oscar que ganhou de melhor canção por Shallow, de Nasce Uma Estrela Imagem: Frazer Harrison/Getty Images

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

09/08/2019 08h01

A cantora Lady Gaga foi acusada de plágio na canção Shallow, que lhe rendeu um Oscar de melhor canção original com o filme Nasce uma Estrela, e enfrentará um processo que pode colocar em jogo milhões de dólares. Segundo o jornal The Independent, da Inglaterra, um compositor afirma que ela usou a mesma progressão de notas de uma de suas canções, publicada há seis anos.

O músico Steve Ronsen argumenta que sua canção Almost apresenta a mesma sequência de três notas que Shallow - sol, lá e si - e foi colocada no SoundCloud, site de streamings, seis anos antes de Gaga lançar seu dueto com Bradley Cooper, diretor e seu companheiro de cena no longa.

Lady Gaga e Bradley Cooper cantam Shallow no Oscar

UOL Entretenimento

Lady Gaga e seu advogado negam as acusações.

O trecho citado por Ronsen remete a uma parte do verso, como se pode ouvir no começo do vídeo:

Segundo o advogado de Gaga, Orin Snyder: "Mr. Ronsen e seu advogado estão tentando ganhar dinheiro fácil às custas de uma artista de sucesso."

Snyder adicionou: "É vexatório e errado. Eu aplaudo Lady Gaga por ter a coragem e integridade de lutar contra isso".

O advogado de Steven Ronsen afirmou ao Page Six que "em nome de uma saída amigável, minha equipe entregou a Lady Gaga um relatório oficial, com um renomado especialista determinando que há semelhanças no tempo, ritmo e harmonia entre as canções".