Topo

Como Homem de Ferro "roubou" as Joias do Infinito de Thanos em Vingadores: Ultimato?

Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) em cena de Vingadores: Ultimato - Divulgação
Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) em cena de Vingadores: Ultimato Imagem: Divulgação

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

08/08/2019 16h23

Vingadores: Ultimato entregou conclusões sólidas para o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), mas uma ponta ou outra ainda ficaram soltas dentro do filme. Entre elas, como Homem de Ferro conseguiu "roubar" as Joias do Infinito de Thanos no último segundo e salvar o mundo.

Graças aos comentários dos diretores e roteiristas na versão digital do filme, podemos ter uma ideia mais clara do que Tony Stark fez para enganar o grande vilão da franquia. E a resposta é um tanto simples.

"Nanotecnologia", explica o cineasta Joe Russo no momento em que o Thanos de 2014 estala os dedos e percebe que sua manopla não está "funcionando".

O roteirista Stephen McFeely complementa: "Foi isso mesmo, caso tenha ficado a dúvida do que aconteceu. São duas luvas similares conversando uma com a outra de um jeito 'nanotecnológico'".

"E o uniforme está deixando [o Homem de Ferro] vivo", acrescenta Joe. McFeely salienta ainda que Tony não aguentaria muito tempo o poder das Joias do Infinito, e o estalo foi demais para ele.

O diretor e o roteirista esclareceram dois pontos essenciais. O primeiro é que a "Manopla de Ferro" que Thanos estava usando é feito do mesmo material que a armadura de Tony Stark. Por isso, o herói conseguiu manipular a tecnologia dos dois objetos para inverter a posição das Joias do Infinito.

Já o segundo ponto é que foi avisado durante a Saga do Infinito que um mero mortal não conseguiria sobreviver após entrar em contato com as joias. Foi apenas pela tecnologia avançada da armadura do Homem de Ferro que Tony conseguiu, por um breve momento, usar sua manopla para estalar os dedos e salvar todos.

Entretanto, como todo mortal, o esforço ao usar a manopla foi fatal, mesmo com um traje de proteção.

Vingadores: Ultimato ultrapassou Avatar como maior bilheteria da história do cinema. A versão em Blu-Ray e DVD será lançada nos Estados Unidos no dia 13 de agosto.

Relembre abaixo a cena decisiva de Vingadores: Ultimato