Topo

Tool lança primeira música em 13 anos; ouça a faixa-título do álbum Fear Inocolum

Maynard James Keenan, do Tool, em show com o A Perfect Circle - Getty Images
Maynard James Keenan, do Tool, em show com o A Perfect Circle Imagem: Getty Images

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

07/08/2019 09h14

Depois de 13 anos, a banda de metal progressivo Tool enfim lançou o single de seu próximo álbum, tão aguardado pelos fãs que ganhou apelido de novo "Chinese Democracy" - como o disco do Guns N' Roses. O grupo disponibilizou hoje Fear Inoculum, faixa que também dá nome ao novo trabalho de estúdio.

O novo álbum terá 7 faixas e quase 80 minutos de música. A faixa-título é um exemplo do que virá com dez minutos de duração e muito experimentalismo, com percussão estilo oriental no início e um crescimento para trechos mais pesados na segunda metade da canção, mais levada pelas guitarras.

Outra novidade recente da banda aconteceu na última sexta-feira, com a disponibilização de todo o catálogo nas plataformas digitais, como Spotify e Deezer, algo inédito para o Tool. Em quatro dias, ao menos as dez principais faixas do grupo exibidas pelo Spotify já passavam de um milhão de audições.

O álbum Fear Inocolum está programado para ser lançado no dia 30 de agosto.

Entenda a demora

O problema do Tool começou com os integrantes se contradizendo em 2007, quando terminavam uma turnê de "10,000 Days", disco lançado em 2006. O baixista Justin Chancellor declarou que a banda faria uma pausa na carreira. A coisa até esfriou, mas não chegou a haver um hiato, de fato. O que se percebeu, na verdade, foi uma diminuição dos shows.

Além disso, o líder do grupo, Maynard James Keenan passou a cuidar mais de projetos pessoais, dentro e fora da música.

Outros problemas incluíram a Justiça, com uma troca de time de empresários, e o acidente de Danny Carey, em 2013, quando um problema de trânsito o deixou machucado nas costelas e ombro. Perfeccionistas e com um processo de gravação muito metódico e vagaroso, os músicos do Tool parecem ter encontrado enfim o caminho para encerrar o hiato. A resposta sai no dia 30 de agosto.