Topo

Mulher toca música do Metallica para espantar onça no Canadá, e funciona!

James Hetfield, vocalista do Metallica - Andrew Kelly/Reuters
James Hetfield, vocalista do Metallica Imagem: Andrew Kelly/Reuters

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

01/08/2019 17h48

Você está passeando tranquilamente com seu cachorro de estimação em uma aprazível área verde quando, de repente, se depara com uma onça-parda (também conhecida como Puma) na espreita.

O que você faria?

a) Acionaria imediatamente o Corpo de Bombeiros ou algum órgão ambiental;
b) Sairia em disparada como se não houvesse amanhã;
c) Tentaria vencê-la em um embate físico;
d) Espantaria o animal tocando uma música do Metallica.

Por mais bizarro que possa parecer, o caso acima aconteceu de verdade, na pacata cidade de Duncan, no Canadá, e a alternativa correta é a última. Não duvide: o heavy metal pode salvar vidas.

"Eu olhei para a direita e lá estava ela. Eu não consegui entender no início e pensei: 'Ah, é uma cor estranha, não é uma árvore'", lembrou ao jornal local Kelowna Now a canadense Dee Gallant, que publicou na internet um vídeo com o momento do encontro.

À medida que a fera se aproximou lentamente dela e de seu cão husky Murphy, a reação imediata foi sacar o celular para registrar o momento, enquanto tentava espantar o bicho. "Caia fora daqui!"

"Ela estava agachada, fazendo aquele tipo de passeio predador que elas fazem. Foi quando eu acenei e gritei: 'Ei, pare!' E foi o que aconteceu." Mas isso foi apenas num primeiro momento. A onça permaneceu inerte, observando perigosamente a dupla.

Foi então que a Dee Gallant fez a primeira coisa que veio à mente: tocar no telefone a propícia Don't Tread on Me, do Metallica, que estava em sua lista de reprodução no iTunes.

"Eu pensei que era a coisa mais ruidosa no meu telefone, que provavelmente iria assustá-la. Essa também era a mensagem que eu queria passar para ela", brincou ela, referindo-se ao nome da música, que significa "não pise em mim".

Por incrível que pareça, deu certo. Aos primeiros sons dos riifs de James Hetfield e Kirk Hammett, o animal ficou aturdido e deixou rapidamente o local, correndo para os arbustos.

Passado o susto, Gallant afirmou que gostaria de entrar em contato com os integrantes do Metallica para agradecer. O encontro poderia ter sido trágico. "Eu adoraria contatá-los um dia e dizer a James Hetfield que ele salvou minha vida."