Topo

Velozes & Furiosos 9 sem The Rock e com Vin Diesel: O que sabemos sobre o filme

O elenco de Velozes & Furiosos 8 - Reprodução
O elenco de Velozes & Furiosos 8
Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

06/08/2019 04h00

Velozes & Furiosos 9 é o próximo filme da bilionária franquia a chegar aos cinemas. Protagonizado por Vin Diesel, o projeto deve ser muito diferente de Hobbs & Shaw, o primeiro derivado da saga que já está em cartaz e que tem Dwayne "The Rock" Johnson como peça fundamental.

Saiba a seguir tudo o que sabemos até agora de Velozes & Furiosos 9.

Quem estará no filme

Vin Diesel é novamente o protagonista Dominic Toretto -- ou Dom para os íntimos. Após ficar de fora do segundo filme e fazer uma participação especial no longa seguinte, Desafio em Tóquio (2006), o ator pegou a franquia para si e desde então não larga o osso.

Ainda estão confirmados no elenco Tyrese Gibson (Roman Pearce), Ludacris (Tej Parker), Michelle Rodriguez (Letty Ortiz), Jordana Brewster (que volta como Mia após ficar de fora do filme anterior), Nathalie Emmanuel (Ramsey), Helen Mirren (Magdalene Shaw) e Charlize Theron (Cipher).

A grande novidade será a presença de John Cena, que está buscando seu espaço em Hollywood de maneira semelhante com o que aconteceu com The Rock: um ex-lutador de WWE que quer focar em filmes de ação.

The Rock e Jason Statham em cena de Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw - Reprodução - Reprodução
The Rock e Jason Statham em cena de Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw
Imagem: Reprodução

Quem ficará de fora

Após The Rock e Vin Diesel brigarem em Velozes 8, o intérprete de Hobbs já anunciou que vai ficar de fora do filme -- e ainda trouxe com ele Jason Statham (Shaw).

Por isso, a dupla focou em Hobbs & Shaw para este ano. Com um orçamento pesado de US$ 200 milhões, o projeto é uma tentativa da Universal Pictures de expandir ainda mais a marca Velozes & Furiosos.

Direção

O filme será dirigido por Justin Lin, que tem experiência dentro da franquia: ele comandou Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio (2006), Velozes & Furiosos 4 (2009) e Velozes & Furiosos 6 (2013).

Lançamento

Velozes & Furiosos 9 já era para ter estreado nos cinemas, se não fosse a decisão da Universal de dar preferência para Hobbs & Shaw.

O nono filme da saga original estava previsto para estrear em abril de 2019, mas foi adiado por mais de um ano. A data oficial agora é 22 de maio de 2020 nos cinemas norte-americanos.

Vin Diesel e Michelle Rodriguez em cena de "Velozes & Furiosos 8" - Reprodução - Reprodução
Vin Diesel e Michelle Rodriguez em cena de "Velozes & Furiosos 8"
Imagem: Reprodução

Roteiro

A parte mais sombria ainda do filme. A Universal não divulgou nenhum detalhe sobre o que esperar da trama de Velozes 9. Mas podemos ter uma ideia do possível caminho resgatando o que houve no capítulo anterior.

Velozes & Furiosos 8 foi o primeiro filme completo da franquia sem o ator Paul Walker, que morreu em 2013. Mais focado em Dom, o protagonista é obrigado a trair sua família após descobrir que a ciberterrorista Cipher sequestrou Elena (Elsa Pataky) e seu filho.

Shaw consegue salvar o bebê, e a equipe de Dom acaba interrompendo um submarino nuclear -- coisa de Velozes & Furiosos. A cena final é um churrasco com todos reunidos e o protagonista abraçando seu filho, Brian.

Com a volta de Cipher, é possível que Dom acabe sendo manipulado novamente pela vilã, enquanto seu filho corre perigo mais uma vez. Ao mesmo tempo, a aquisição de John Cena como um novo brutamontes pode ser um respiro novo na franquia, exatamente o que houve quando The Rock estreou em Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio (2011).

Gravações

Vin Diesel deixa registros quase diários das gravações de Velozes 9. As filmagens estão na reta final, e a previsão é que veremos um trailer do projeto apenas no final de 2019.

First day completed! Blessed beyond words. #Fast9 2020

Uma publicação compartilhada por Vin Diesel (@vindiesel) em

Day 6!!! ...just got serious!!! #Fast9 #Fatherhood #May22/2020

Uma publicação compartilhada por Vin Diesel (@vindiesel) em

Quer mais?

O 10ª filme de Velozes & Furiosos já está em desenvolvimento -- deve estrear em abril de 2021. Para completar, uma série animada da franquia vai chegar à Netflix, e um derivado focado nas personagens femininas está sendo planejado pela Universal. Vale ressaltar que Hobbs & Shaw também pode ganhar mais sequências, e estão cogitando até um filme solo da vilã Cipher.