Topo

Produtor de hip-hop e funk Ras G morre aos 39 anos

O produtor e DJ Ras G - Getty Images
O produtor e DJ Ras G Imagem: Getty Images

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

30/07/2019 08h18

O produtor de hip-hop e funk Ras G, cofundador do coletivo Brainfeeder, morreu aos 39 anos. Segundo o The Guardian, o também DJ vinha sofrendo problemas de saúde, como diabetes e pneumonia, desde o fim de 2018, mas a causa da morte ainda não foi revelada.

Nascido Gregory Shorter Jr, o californiano fez fama com seu som "afrofuturista". Ele misturada psicodelia, jazz, funk, soul e hip hop, criando sons em boa parte experimentais.

Ras G lançou 24 álbuns e mixtapes desde 2008 e colaborou com artistas como Thundercat e Open Mike Eagle, tendo presença constante na noite de Los Angeles. Um de seus hits é Juju, do EP Day & Night (2010), com 12 milhões de audições no Spotify.

Em dezembro, Ras G foi ao Instagram contar que havia sido hospitalizado. Ele foi diagnosticado com pressão alta, pneumonia, diabetes, hipotireoidismo e problemas cardíacos.

Produtores da cena hip-hop homenagearam o produtor e músico: "É incrivelmente triste, ele era um visionário e um esquisito no melhor sentido possível", disse Hudson Mohawke. Moor Mother o definiu como "um cara real. Um crente no poder da música para curar nosso planeta."