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Quem é a youtuber de 6 anos que comprou propriedade de US$ 8 milhões

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Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

28/07/2019 04h00

Boram tem 6 anos. E sua idade é o único número pequeno desta jovem youtuber. A sul-coreana tem dois canais na plataforma: um onde avalia brinquedos com 13,6 milhões de inscritos e outros onde faz vlogs com 17,6 milhões de seguidores. Sua aquisição mais recente, segundo artigo da CNN, é uma propriedade no badalado bairro de Gangnam, em Seul, no valor de US$ 8 milhões (cerca de R$ 30 mi).

Os dois canais, que mostram a vida da garota e também esquetes cheias de efeitos visuais e sonoros simples, já somam mais de 10 bilhões de visualizações. Uma estratégia nitidamente eficaz é o uso de histórias que não necessitam de diálogos, carregando os vídeos para o mundo inteiro.

Prédio de Boram - Reprodução - Reprodução
A dona desse prédio aí? A empresa de Boram
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As descrições dos canais prometem "conteúdo divertido e surpresas". "Vamos criar boas lembranças e nos divertir com atividades diárias com Boram, essa garotinha linda e feliz".

Boram também já esteve no meio de uma polêmica na Coreia do Sul. Em 2017, uma organização não-governamental, a Save the Children, recebeu muitos alertas de pessoas que se preocupavam com a saúde mental da youtuber. Muitos criticaram as esquetes protagonizadas pela menina, incluindo uma cena onde ela roubava dinheiro da carteira do pai.

A instituição repassou a preocupação para polícia. Posteriormente, os pais de Boram tiveram que passar por uma bateria de aconselhamentos em prevenção ao abuso infantil. Os vídeos apontados foram excluídos da plataforma.

Enquanto isso, seus dois canais continuam somando números incríveis. Os vlogs de Boram, um total de 203 vídeos, somam diariamente entre 20 e 30 milhões de visualizações diariamente, tudo isso vindo de seus 17 milhões de inscritos que, diariamente, ainda recebem cerca de 60 mil novos seguidores.

Outras estrelas mirins do YouTube

A questão sobre fenômenos infantis na plataforma já despertou diversos debates sobre trabalho infantil e a exploração desses produtores de conteúdo. A revista Forbes apontou como um dos canais mais rentáveis do ano passado o de Ryan Kaji, um garoto de sete anos. Assim como Boram, sua especialidade é análise de brinquedos para seus mais de 20 milhões de inscritos.