Topo

Morre aos 75 anos a atriz Russi Taylor, dubladora de Minnie Mouse

Russi Taylor e Minnie Mouse na celebração dos 90 anos da personagem em Hollywood, em janeiro de 2018 - Albert L. Ortega/Getty Images
Russi Taylor e Minnie Mouse na celebração dos 90 anos da personagem em Hollywood, em janeiro de 2018 Imagem: Albert L. Ortega/Getty Images

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

27/07/2019 19h46

A atriz Russi Taylor, dubladora da personagem Minnie Mouse por mais de 30 anos, morreu ontem aos 75 anos. A informação foi confirmada hoje pela Disney em um comunicado oficial. A atriz morreu em sua casa em Glendale, na Califórnia, e a causa não foi informada.

"Minnie Mouse perdeu a voz com a morte de Russi Taylor. Por mais de 30 anos, Minnie e Russi trabalharam juntas para entreter milhões em todo o mundo - uma parceria que fez de Minnie um ícone global uma lenda da Disney amada pelos fãs em todos os lugares", declarou o CEO da Disney, Bob Iger, em nota.

Russi Taylor era a dubladora oficial da namorada de Mickey Mouse desde 1986. Russi começou a carreira em 1980 como voz da personagem Moranguinho. Desde então ela trabalhou em centenas de produções, entre elas Os Simpsons, Pac Man, Caverna do Dragão, Scooby-Doo, Os Smurfs, As Tartarugas Ninja, Babe: O Porquinho Atrapalhado, Vida de Inseto e outros.

Curiosamente, ela foi casada com o ator Wayne Allwine, que dublou Mickey Mouse desde 1977. Wayne morreu de diabetes em 2009. Eles não tiveram filhos juntos.

"Somos muito gratos pelo talento de Russi, bem como pela energia e alegria que ela trouxe para tudo o que ela fez. Foi um privilégio conhecê-la e uma honra ter trabalhado com ela. O que nos conforta é saber que o trabalho dela continuará a entreter e inspirar as próximas gerações. Russi fará muita falta e deixamos nossos sentimentos para a família e amigos, junto com nossas mais profundas condolências", completou Bob Iger, da Disney.